Pular para o conteúdo principal
#UFUCONTRAOCORONA

Hospital de Clínicas realiza capacitação das equipes sobre o coronavírus

Treinamentos fazem parte das estratégias do Comitê para Enfrentamento à Covid-19

Publicado em 21/03/2020 às 10:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:30

Próximos treinamentos terão como público-alvo os gestores das unidades. (Fotos: Divulgação/HC-UFU)

 

Desde os primeiros anúncios sobre o novo coronavírus na China, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) está se preparando para o combate à doença Covid-19. Em 30 de janeiro, foi criado um comitê de enfrentamento, composto por representantes de diversos setores do hospital e que traçou ações, avaliou estratégias e o avanço da forma do vírus pelo mundo e pelo Brasil.

Uma das ações realizadas pelo comitê foi a capacitação das equipes de trabalho do HC. Cerca de 500 profissionais já participaram dos treinamentos ministrados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o Serviço de Infectologia.

Durante as capacitações, as equipes receberam informações sobre o coronavírus, com foco na forma de contágio e letalidade, além das  medidas de precaução, como lavagem correta das mãos, assepsia com álcool em gel e utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também foi abordado o fluxo de atendimento a pacientes que fazem parte do plano de contingência. Este plano, que foi elaborado pelo comitê e disponibilizado na intranet do hospital, é baseado nos protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir a segurança das equipes e dos pacientes. 

Os treinamentos tiveram inicio com as equipes do Pronto-Socorro e da Enfermaria Cirúrgica 5. Em seguida, foram capacitados profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal, equipes administrativas e das áreas de Recepção e Portaria, equipe da Farmácia, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização, Ambulatório de Pediatria, assim como a equipe administrativa do Setor de Oncologia.

Colaboradores do hospital acompanham atentamente as orientações

Enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Renata Lemos explica que o Comitê para Enfrentamento à Covid-19 rediscutiu o plano de capacitações definindo que, a partir da próxima semana, participarão dos treinamentos apenas os gestores das unidades. Eles ficarão responsáveis por replicar as novas informações para suas equipes.

“Com esta nova estratégia, pretendemos evitar aglomerações e atingir um número maior de capacitados em tempo menor”, ressalta. Ainda de acordo com a coordenadora, o novo cronograma de capacitação será divulgado no Boletim do Coronavírus, disponível na intranet. “Os gestores que não puderem comparecer aos próximos treinamentos deverão indicar dois representantes do setor para participar deles e replicar as informações a suas equipes”, complementa.

Palavras-chave: HC-UFU Hospital de Clínicas comitê COVID-19 coronavírus treinamento Capacitação equipes UFUContraOCorona

A11y