Dia do Jornalista

Fotografia para celebrar o jornalismo

Essencial, fotojornalismo reúne informação, técnica e harmonia

Publicado em 09/04/2020 às 15:45 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Manifestação de estudantes contra corte de verbas de universidades e institutos federais em 2019 registrada por Isabella Vasconcelos, aluna de Jornalismo/UFU

Nesses tempos em que a “democracia” sofre tremores, é importante celebrarmos o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. É o que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está fazendo com uma série de reportagens sobre algumas áreas do jornalismo, entre elas o fotojornalismo.

Imaginar jornais, revistas, páginas de internet e redes sociais sem fotografia é um exercício que mostra bem a importância que ela tem. As imagens dão cara ao texto. Ajudam a humanizar as narrativas. Trazem vida. Emocionam. Atraem.

A partir da linguagem fotográfica, o fotojornalista, conectado com a realidade, interpreta os fatos com olhar crítico. Documenta, registra a história. Em uma entrevista coletiva, por exemplo, a falta de familiaridade de autoridades com uma máscara de proteção contra um vírus não pode passar desapercebida para a lente de um jornalista atento.

Mas perceber detalhes e momentos que podem levar à reflexão nem sempre é tarefa fácil. Exige sensibilidade, conhecimento técnico e criatividade para transmitir conteúdo informativo em uma composição harmônica.

Isabella: 'Me interessei muito pela fotografia pelo modo que ela conta a história'

“Eu acho que uma boa fotografia não depende dos equipamentos que o fotógrafo está utilizando. É claro que isso interfere na qualidade da fotografia, mas não tem nada a ver com a foto ser boa ou não. Para mim, uma boa foto é aquela que o fotógrafo consegue mostrar, para quem vê a foto, justamente aquilo que ele tentou capturar”, opina a aluna Isabella Vasconcelos, do curso de Jornalismo da UFU.

Conhecer a obra do brasileiro Sebastião Salgado - um dos mais importantes fotojornalistas do mundo na atualidade - despertou a aluna para a fotografia. O contato com as imagens do fotógrafo mineiro ocorreu quando ela ainda estava no ensino médio, mas a descoberta do gosto em fotografar veio nas aulas de fotojornalismo.

‘Me interessei muito pela fotografia pelo modo que ela conta a história. O jeito mais artístico de retratar o acontecimento me chamou muito a atenção. A presença é outro motivo que me fez gostar muito de fotografias. O fotógrafo precisa fazer parte e estar lá para a foto acontecer. Ele não consegue nada de longe, precisa estar por perto”, conta a estudante.

Vasconcelos destaca também as imagens dos fotógrafos Alexandre Urch, pela forma como retrata a cidade de São Paulo, e Betinho Casas Novas, do Rio de Janeiro.

Escolher o fotojornalismo como uma carreira a seguir ainda é apenas uma possibilidade para a aluna, que está no terceiro período do curso. “Mas, com certeza, o fotojornalismo tem um espaço maior do que outras áreas no meu coração”, revela.

Palavras-chave: fotojornalismo Dia do Jornalista Fotografia imagem Jornalismo Comemoração