CIÊNCIA

MEC libera recursos para UFU fazer testes de coronavírus

Uberlândia e Patos de Minas receberão R$ 2,8 milhões para adequar laboratórios

Publicado em 06/04/2020 às 17:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Os testes serão feitos nos laboratórios de Nanobiotecnologia e de Imunoparasitologia (foto), em Uberlândia, e no de Diagnóstico e Análises Moleculares, em Patos de Minas (Foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu, na tarde desta segunda-feira (06/04), a resposta do Ministério da Educação (MEC) sobre a proposta de que três laboratórios de pesquisa passassem a fazer testes do novo coronavírus. O MEC aprovou as propostas da UFU e sinalizou a liberação de R$ 628 mil em recursos de investimento e R$ 2,2 milhões para custeio.

A Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) havia enviado, no dia 18 de março, um ofício em que perguntava às universidades como elas poderiam colaborar com o combate à covid-19 e do que elas precisariam em termos de aporte orçamentário.

A UFU respondeu ao MEC, no dia 26, com três propostas de testes, elaboradas pelos professores José Roberto Mineo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBim/UFU); Luiz Ricardo Goulart Filho, do Instituto de Biotecnologia (IBTec/UFU) - ambos do Campus Umuarama, em Uberlândia; e Matheus de Souza Gomes, também do Ibtec, que atua no Campus Patos de Minas, e suas equipes de docentes e técnicos da UFU.

Equipamento PCR em Tempo Real do laboratório de Patos de Minas (Foto: Matheus Gomes)

Agora, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad/UFU) está trabalhando para viabilizar a compra de equipamentos e materiais, como kits para diagnóstico de covid-19, equipamentos de proteção individual (EPIs), cabine de segurança biológica, reagentes, entre outros. Os recursos de investimento são destinados à aplicação em patrimônio, como obras, instalações e equipamentos permanentes, e os de custeio são utilizados em contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, entre outras despesas.

Os testes serão feitos por cientistas da UFU nos laboratórios de Nanobiotecnologia e de Imunoparasitologia, em Uberlândia, e no Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares, em Patos de Minas, coordenado pelo professor Guilherme Ramos Oliveira e Freitas, com o equipamento PCR em Tempo Real (real time PCR). Segundo o professor Gomes, quando as testagens tiverem início, os resultados dos exames devem ficar prontos em um prazo entre 24 e 48 horas. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas também já sinalizou apoio à UFU.

Palavras-chave: COVID-19 UFUContraOCorona coronavírus Universidade Ciência