UFU esclarece dúvidas sobre auxílio financeiro emergencial

Orientações serão dadas por estudantes do curso de Ciências Sociais coordenados por docente

Publicado em 09/04/2020 às 20:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Patrícia Trópia: 'As Ciências Sociais têm um conhecimento acumulado sobre situações de crise, de transformação social, de aumento da desigualdade e vulnerabilidade social' (foto: Marco Cavalcanti)

Estudantes do curso de Ciências Sociais da UFU, coordenados pela professora Patrícia Trópia, elaboraram um material informativo para tirar dúvidas da população sobre o auxílio financeiro emergencial do Governo Federal para amenizar a crise econômica provocada pela pandemia de covid-19.

A divulgação será feita nas redes sociais, em associações de bairro, Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais, coletivos e entidades próximas aos setores populares que podem precisar de orientações.

“Estamos conscientes que a universidade tem muito a contribuir nesta conjuntura que urge por ciência e conhecimento crítico. As Ciências Sociais têm um conhecimento acumulado sobre situações de crise, de transformação social, de aumento da desigualdade e vulnerabilidade social. Justamente porque estudamos a pobreza, a desigualdade e a vulnerabilidade social é que decidimos que poderíamos assumir um papel informativo e mais ativo de orientação da população sobre o auxílio emergencial”, afirma a docente.

Os estudantes integram o Programa de Educação Tutorial (PET Ciências Sociais) e são os responsáveis pela produção das informações e por responder, via Instagram, Facebook e e-mail, as dúvidas que chegarem até eles.

O auxílio emergencial é, no entendimento de Trópia, insuficiente, mas absolutamente necessário para manter a sobrevivência mínima das famílias e mantê-las em isolamento.

A docente chama a atenção para a necessidade do isolamento social porque são os mais vulneráveis economicamente os que mais sofrerão no pico da pandemia.

“O valor inicial proposto era irrisório, R$ 200,00. Mas houve pressão da sociedade, dos partidos de centro-esquerda e de movimentos sociais. Então o governo foi obrigado a rever o valor mínimo para R$ 600,00. O salário mínimo deveria ser o patamar mínimo, com o perdão do pleonasmo. Mas ao lado da campanha pelo auxílio emergencial é necessário informar à população sobre os riscos e, repito, o imperativo do isolamento social horizontal. Não há outra alternativa”, argumenta.

As dúvidas sobre o auxílio financeiro emergencial podem ser dirigidas ao grupo PET Ciências Sociais pelo Instagram (@petsociais), Facebook (@PETsociaisUFU) e pelo e-mail petcienciassociaisufu@gmail.com.  As dúvida também podem ser esclarecidas por telefone, no 111, divulgado pela Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos.

Palavras-chave: UFUContraOCorona coronavírus auxílio emergencial dúvidas esclarecimento PET Ciências Sociais