Boletins sobre o coronavírus são lançados semanalmente por projeto da UFU

Todas as sextas-feiras o levantamento com dados comparativos traz as principais informações da Covid-19 em Uberlândia e no mundo

Publicado em 05/05/2020 às 17:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Das cinco edições já lançadas, a média é de 115 de acessos

Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) estão desenvolvendo o Boletim Epidemiológico de Uberlândia (BEUDI) sobre a Covid-19, em projeto de extensão do Departamento de Saúde Coletiva. A ideia do projeto surgiu no segundo semestre de 2018, voltada para a necessidade de análise epidemiológica de doenças e agravos do município de Uberlândia-MG. Devido à pandemia de coronavírus, o grupo decidiu focar temporariamente nesta doença. Os lançamentos acontecem semanalmente, desde 03/04, sempre às 20 horas de sexta-feira, via site e no Instagram.

O periódico, que já vai para sua sexta edição, apresenta dados do coronavírus em Uberlândia, Minas Gerais, no Brasil e no mundo. As fontes utilizadas são o Boletim Epidemiológico da Prefeitura Municipal de Uberlândia, o portal de notícias G1 e a Organização Mundial da Saúde (OMS). William Turazza é um dos organizadores do projeto. Ele afirma que o leitor do boletim pode escolher se informar não só sobre Uberlândia, mas também sobre como está o avanço da doença em todo o planeta. “Apesar do enfoque ser em Uberlândia, com informações mais aprofundadas, bem descritas e com uso de gráficos, pensamos também em trazer um formato mais atrativo às pessoas, que fornecesse informações comparativas de outras localidades; não restringindo, assim, as informações ao nosso município”, explica.

Além dos números, são apresentadas as manchetes das principais notícias da semana, com os links para acesso a elas. Maria Fernanda Prado, que também faz parte da organização, afirma que frente à enxurrada de fake news que circulam por todos os meios de comunicação diariamente é importante uma seleção criteriosa dessas informações para a população. “As notícias são selecionadas por busca ativa sempre em grandes jornais brasileiros, fontes confiáveis de informação, para evitarmos fake news. Além disso, fazemos a triagem das notícias mais relevantes, que devem possuir caráter prioritariamente técnico", conta.

O principal objetivo é fazer uma comparação gráfica dos dados em relação às datas anteriores, para além dos números já divulgados pelas fontes oficiais. Prado diz que esse comparativo ajuda a população a ter noção do avanço da doença e sobre a importância das medidas de higiene, proteção e isolamento social. "Além de informar e ter esse caráter preventivo, a disposição organizada dos dados contribui também para as discussões no meio científico das questões de política pública de controle e contenção da pandemia. Ponto em pauta em Uberlândia, que tem registrado um aumento expressivo dos casos confirmados nas últimas três semanas”, informa.

Acompanhar a porcentagem do avanço do número de casos no passar de uma semana, segundo Turazza, possibilita fazer um comparativo adequado da evolução dos casos para se tomar as medidas necessárias. “A periodicidade semanal foi uma decisão própria do grupo, não só pelo tempo adequado para trabalhar na próxima edição, como por fornecer um período suficiente para a consolidação das notícias e dos dados”, argumenta.

Os interessados podem cadastrar seu e-mail, no formulário de assinatura localizado no rodapé do site do BEUDI, para receber os boletins em primeira mão. Para mais informações, é possível entrar em contato com os organizadores, de duas formas: pelo e-mail beudi.ufu@gmail.com ou nas redes sociais (Instagram e Facebook).

Palavras-chave: UFUContraOCorona coronavírus Boletim Epidemiológico BEUDI Famed