Está 'afin' de se preparar em casa para o vestibular ou Enem?

Em Patos de Minas, programa oferece tutoria aos estudantes do Ensino Médio

Publicado em 28/05/2020 às 16:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Tirar dúvidas de estudantes que estão em busca de uma vaga na universidade. Foi na incerteza do retorno das aulas presenciais, que surgiu o #AFINemCasa, um serviço de tutoria que está sendo ministrado por estudantes de graduação  da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Campus Patos de Minas. A nova modalidade substitui temporariamente o Programa Ações Formativas Integradas (AFIN), realizado pesencialmente.

De acordo com Fábio Silva Borges, um dos responsáveis pelo apoio pedagógico, este primeiro momento está sendo utilizado para esclarecer dúvidas. "As videoaulas que estão sendo encaminhadas aos alunos são aulas já prontas, presentes na internet, selecionadas pelos professores/tutores para acompanhar as atividades e apostilas”, explica. Participam do projeto 14 estudantes voluntários, matriculados em um dos cursos de graduação oferecidos pela UFU Patos de Minas - Biotecnologia, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. “Os voluntários auxiliam e contribuem com a tutoria nas disciplinas de Física, Matemática, Química, Biologia, História, Geografia, Redação, Gramática, Literatura, Filosofia, Sociologia, Inglês e Espanhol. Oferecendo, desta forma, uma preparação completa, abrangendo todas as áreas do conhecimento abordadas, tanto no Enem, quanto em vestibulares”, destaca a professora Sabrina Nunes Vieira, do Instituto de Química e coordenadora do projeto.

O programa obteve, ao todo, 188 inscritos. As inscrições foram analisadas, por meio dos critérios socioeconômicos declarados, tais como renda familiar, programas sociais e etnia. Do total de inscritos, 128 declararam estar cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino, 57 são egressos do Ensino Médio e três são alunos da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um dos inscritos é Gustavo Lima Mota que, no ano passado, participou do AFIN, por meio das aulas presenciais. “É tão excelente que me ajudou a passar no vestibular da UFU do meio do ano, porém, eu ainda cursava o Ensino Médio. Para este ano, espero continuar aprendendo mais coisas e que eu consiga passar no vestibular novamente”, ressalta o candidato, que pretende concorrer a uma das vagas do curso de Agronomia da UFU.

De acordo com Borges, por meio da plataforma do Google Classroom, são disponibilizados materiais didáticos como apostilas, listas de exercícios, simulados, além de serem realizadas as correções de redações e a tutoria on-line. Em relação às redações, a frequência de envio de temas é semanal, bem como as suas correções, que seguem os mesmos critérios de avaliação do Enem. “Como iniciamos este trabalho na última segunda-feira, não deu ainda para analisarmos a frequência em que os alunos vão entregar as atividades, nem a postagem dos materiais de todas as disciplinas”, pondera, informando que, no momento da inscrição, os candidatos declararam: possuir pelo menos 20 horas semanais de tempo livre para dedicação às atividades propostas pelo programa; dispor de conexão com a internet; ter conta Google para acesso ao Gmail e, por sua vez, ao Classroom, além de se comprometer a entregar 75% ou mais das atividades, no prazo estabelecido.

Para a estudante Gleiciane Saturnino Silva, que é beneficiada pelo programa pela primeira vez, “participar do AFINemCasa está sendo uma nova experiência, pois a dinâmica e prontidão dos professores mostram a dedicação deles". Ela acrescenta: "A interação com eles nos dá apoio e grande respaldo para sanar dúvidas.”

Outra vantagem do AFINemCasa é a flexibilidade. Conforme a coordenadora, “o aluno escolhe o melhor momento para assistir às aulas encaminhadas ou indicadas pelo professor/tutor, apenas atendendo ao cronograma de entrega das atividades para correção”. Sabrina Nunes destaca, também, que “em tempos difíceis é necessária adaptação. O objetivo do AFINemCasa é uma preparação de qualidade para o ingresso no Ensino Superior. Estamos oferecendo um serviço de tutoria on-line, totalmente gratuito, das nossas casas para as dos alunos”.

E, neste contexto, muitos estudantes que não teriam condições de frequentar um cursinho particular estão encontrando a alternativa para ingressar no Ensino Superior gratuito. “O Programa #AFINemCasa me possibilitou a chance de não perder o Enem 2020, já que eu me encontrava perdida, sem saber por onde começar os estudos. O direcionamento e a ajuda dos integrantes do programa fizeram uma grande diferença, mesmo em poucos dias. Acredito que os professores do AFIN têm muitos planos e sabedoria para compartilhar conosco e sei que, com esforços de ambas as partes, a aprovação será garantida”, vislumbra Elen Cristina Soares da Silva, que sonha em cursar Farmácia na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Palavras-chave: Patos de Minas AFINemCasa cursinho preparatório enem vestibular