Colaboração

Pesquisadora da Faced/UFU é nova coeditora internacional da Revista Comunicar

Intercâmbio amplia colaboração acadêmico-científica e fortalece pós-graduação

Publicado em 19/05/2020 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Ainda que surpreendida pelas medidas de isolamento social durante sua permanência em um dos países mais duramente afetados pela pandemia causada pelo novo coronavirus SARS-CoV2 – a Espanha –, Vanessa Matos, professora do curso de Jornalismo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), retorna ao Brasil e para a UFU como nova integrante da equipe de coeditores da revista científica Comunicar, internacionalmente conceituada na área de comunicação e educação. “Antes de sair de Madrid, fui informada de que fui selecionada para ser coeditora internacional da revista e, muito honrada, aceitei o convite, assinei toda a documentação pertinente e a informação já está disponível no site da revista”, relata a pesquisadora, que já integrava o comitê científico da revista.

Como indicador internacional, a "Comunicar" é uma revista Scopus JCR-Q1, do Journal Citation Reports, recurso que avalia e compara publicações científicas de nível mundial e em relação ao Qualis Capes, nacional, a revista está classificada como A1 em Educação e A1 em Comunicação, o mais alto nível da Capes.

Durante o período de três meses de licenciamento que utilizou para conhecer os processos e a dinâmica de trabalho da interface comunicação/educação na Europa, Matos desenvolveu seus estudos na Universidade de Huelva, na Espanha, que possui doutorado internacional em comunicação, com linha de pesquisa em Alfabetização Midiática.

Colaboração internacional

Com as medidas restritivas, os trabalhos presenciais deram lugar às reuniões acadêmicas e técnico-científicas com os pesquisadores do grupo Ágora, responsável pela revista Comunicar e com o orientador dos estudos em Huelva. “Além do GTECOM (grupo de pesquisa ligado à linha Mídia, Educação e Comunicação da Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE, também cadastrei nosso Grupo de Pesquisa Interunidades 'Jogos Digitais Educativos’ para atividades colaborativas com o Grupo Ágora. A ideia é ampliar e potencializar os convênios já firmados e, principalmente, fortalecer o programa de pós-graduação, trazer alguns professores de fora para dar aula para nossos alunos e também enviar alguns de nossos professores”, revela Matos.

Integrar circuitos acadêmico-científicos consolidados e reconhecidos internacionalmente, segundo a professora, amplia as “pontes” das relações interinstitucionais e surgem colaborações significativas, como a oferta de disciplinas condensadas e compartilhadas, por meio das quais alunos de graduação e de pós-graduação passam a ter contato direto com pesquisadores até então acessados apenas por meio de  livros. “Com certeza, essas pontes só foram possíveis porque o apoio da universidade, por meio de suas diversas instâncias, sempre esteve presente. Mesmo diante de um cenário que nunca imaginamos enfrentar, eu me senti sempre muito amparada pela UFU. Não poderia jamais deixar dereconhecer, documentar e agradecer esse apoio”, finaliza a pesquisadora.

Universidade de Huelva é uma universidade pública em Huelva, Espanha: doutorado internacional em comunicação, com linha de pesquisa em Alfabetização Midiática. (Foto: Divulgação)

Palavras-chave: Capacitação Colaboração Internacionalição Pós-graduação Educomunicação PPGCE FACED Huelva Espanha UFU