Expressão

Projeto de extensão integra arte e anatomia

Objetivo é estimular o conhecimento e a representação do corpo humano

Publicado em 12/05/2020 às 17:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Desenho esquemático das estruturas anatômicas do corpo humano baseado na obra 'Três Graças', de Rafael Sanzio, resultado da atividade de extensão

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), iniciado em agosto de 2019, está unindo arte e ciência. Intitulada “Exposição e Arte em Anatomia Humana”, a ação que interage com a comunidade visa a estimular o conhecimento e a representação da estrutura física do organismo humano tendo como referência obras artísticas históricas, geralmente pinturas e esculturas.

Os participantes são instigados a produzir obras a partir de diversas manifestações artísticas e culturais, como desenhos, fotografias, pinturas, esculturas, gravuras, colagem, maquetes, banners, arquivos digitais e demais recursos audiovisuais e multimídia sobre o tema. Eles são orientados sobre a temática, técnicas e formas de realização.

No trabalho são desenvolvidas pesquisas e discussões para o aprofundamento dos conhecimentos no assunto. O projeto também prevê a manutenção de um acervo com o que vem sendo produzido, que servirá como fonte de informação e divulgação da relação da anatomia com a arte.

“O trabalho busca incentivar o interesse pela participação em projetos, pesquisa bibliográfica e o aprofundamento no conhecimento sobre o corpo humano, num aspecto diferente daquele utilizado em sala de aula, demonstrando-o de forma lúdica para toda a sociedade, além de permitir a multidisciplinaridade entre as várias áreas do saber e sua interdependência”, explica Paulinne Strini, docente do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU, que coordena as atividades em parceria com a também docente Polyanne Strini, da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU).

Na atual fase, já foram produzidos seis desenhos feitos à mão livre com lápis preto e de cor em papel tamanho A2 (42cm x 59,4cm). Outros seis, em tamanho A3 (29,7cm x 42cm), estão sendo finalizados. Esses desenhos, que são feitos em conjunto, tiveram como base as obras “Três Graças”, de Rafael Sanzio, “O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, e “David”, de Michelangelo.

Déborah Barnabé, graduanda em Fisioterapia, diz que Anatomia - cujo estudo é fundamental nas Ciências Médicas - é uma disciplina da qual ela “gosta muito”.  “Confeccionar as obras e escrever sobre elas me trouxe uma maior afinidade, tornando mais fácil a visualização e o estudo da anatomia”, relata a estudante.

No projeto estão previstas exposições. No entanto, elas serão concretizadas somente após o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 e com a normalização das atividades acadêmicas.

Conforme explica Paulinne Strini, a atividade terá prosseguimento mesmo após a conclusão do projeto, prevista para julho deste ano. Podem participar servidores técnicos e docentes, discentes e a comunidade externa.

A “Exposição e Arte em Anatomia Humana” é financiada com recursos do Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (Peic), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail paulinnejsas@gmail.com.

Palavras-chave: Ciência Divulgação Científica projeto extensão desenho arte anatomia