#UFUContraOCorona

Desafio Inovação UFU Covid-19 divulga vencedores

43 propostas de estudantes, docentes e técnicos participaram de concurso de ideias

Publicado em 12/06/2020 às 20:42 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou nesta sexta-feira (12/6), o resultado final do Desafio Inovação UFU Covid-19. O concurso premia ideias que possam contribuir com a prevenção, o diagnóstico ou o tratamento da Covid-19, ou colaborar com o desenvolvimento de atividades e promoção da qualidade de vida durante o período da pandemia.

Foram premiadas as seguintes propostas:

Categoria Discentes da Graduação

Automação da aferição de variáveis e sinais corporais de pacientes para monitoramento e previsão do quadro hospitalar (Arthur Borges - Ciência da Computação)

Categoria Discentes da Pós-Graduação

Sistemas Nanoestruturados de Liberação Oral Sustentada para Profilaxia contra o COVID-19 e redução da transmissão do SARS-COV-2 (Lea Cardoso de Sousa - Instituto de Ciências Biomédicas)

Categoria Profissional (Docentes e Técnicos)

Plataforma Diagnóstica Fotônica com Inteligência Artificial para COVID-19: Alto-rendimento, Portabilidade e Sustentabilidade (Thulio Marquez Cunha - Faculdade de Medicina)

“A UFU valoriza as ideias inovadoras de estudantes e servidores. No ano passado, nós tivemos o Prêmio Inovação 4.0 e este ano o Desafio UFU Covid-19. Os 43 projetos inscritos mostram, mais uma vez, que pesquisa e ciência estão ao lado de qualidade de vida, de desenvolvimento e de saúde”, destacou Renata Neiva, diretora de Comunicação Social da UFU, antes de revelar o premiado na Categoria Profissional.

Ao revelar o ganhador da categoria Discente de Graduação, Elaine Calderari, pró-reitora de Assistência Estudantil afirmou que premiar a categoria estudantil, além de um grande incentivo, “é também uma oportunidade de darmos visibilidade às pesquisas inovadoras da universidade”.

“É de extrema relevância a valorização dos nossos mestrandos e doutorandos que realizam pesquisas nessa área e aceitaram o desafio lançado”, observou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Carlos Henrique de Carvalho, durante a divulgação do ganhador da categoria Discentes da Pós-Graduação.

Os vencedores do concurso explicaram, em entrevistas ao jornalista Júnior Caritel, da TV Universitária,  suas ideias inovadoras para a comunidade. As gravações realizadas logo após a divulgação dos vencedores estão disponíveis no Instagram @UFU_Oficial.

Os ganhadores serão premiados com: acesso ao Programa de Incubação no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU), certificado, troféu e apoio para participação em evento (inscrição e/ou transporte) até o limite de R$ 1 mil.

O Desafio Inovação UFU Covid-19 é promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Foram recebidas 43 inscrições.

Links:

43 propostas concorrem ao Desafio Inovação UFU Covid-19

Inscrições abertas para Desafio Inovação UFU Covid-19

Confira o resultado parcial do Desafio Inovação UFU Covid-19

Palavras-chave: resultado desafio inovação COVID-19 coronavírus UFUContraOCorona Agência Intelecto