Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

03/06/2020 - 09:31 - Atualizado em 05/06/2020 - 13:23
Podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido' debate: comemos bem? Ouça!
Convidados da edição de junho discutem a nossa relação nutricional, afetiva e política com os alimentos, questões acentuadas pela pandemia da Covid-19
Por: 
Portal Comunica UFU
Por: 
Thiago “Zina” Crepaldi*

 

Foto: Freepik

 

Você já deve ter ouvido falar que comer é um dos prazeres da vida e provavelmente concorda com isso. Mas você sabe, exatamente, o que está comendo? Talvez, aquilo que compramos no mercado não seja exatamente o que está descrito no rótulo. E quanto aos produtos não industrializados, por exemplo, frutas, verduras e legumes: você se preocupa com a origem e o modo de produção desses alimentos que estão na sua mesa todos os dias?

Os efeitos da pandemia da Covid-19 têm alertado o mundo para a necessidade de garantir que o alimento chegue a quem mais precisa. Um Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) acendeu a luz vermelha para a fome no Brasil, que antes diminuía e agora volta a crescer.

Mas como garantir a segurança alimentar com sustentabilidade? A produção de alimentos atualmente é suficiente? Além disso, expandir a capacidade de produção significa, automaticamente, o fim da fome? As respostas podem não ser tão simplistas quanto desejaríamos, muito menos únicas, porque elas dizem respeito ao modo como nos relacionamos com o que comemos: nutricional, afetiva e/ou politicamente. 

A edição de junho do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, com o tema “Comemos bem?”, discute essas e outras questões. Participam do bate-papo, com a jornalista Josielle Ingrid, seis profissionais que, de áreas diferentes e com pontos de vista variados, falam sobre aquilo que colocamos na nossa mesa todos os dias. 

Erika Maria Marcondes Tassi, doutora em Alimentos e Nutrição, trata sobre a importância nutricional dos alimentos; Mônica Abdala, doutora em Sociologia, discute a importância simbólica que social e culturalmente é atribuída à comida; Marcus Vinicius Sampaio, doutor em Agronomia, fala sobre os desafios e limitações do processo de produção alimentar; Cristiane Betanho, doutora em Engenharia de Produção, divide a sua experiência teórica e prática em economia popular solidária desenvolvida com agricultores familiares. Esses quatro entrevistados fazem parte do corpo docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Ainda participam deste episódio o agricultor familiar José Rubens, que compartilha a sua filosofia de vida baseada na agroecologia e na solidariedade, e Bárbara Virginia Caixeta Crepaldi, doutoranda em Ciências da Saúde, que comenta os depoimentos dos ouvintes sobre as rotinas alimentares no quadro “Diz aí”. No fim do programa, a jornalista Diélen Borges (Dirco) apresenta de forma bem humorada dicas e sugestões no quadro “Anexos”. 

 

Ouça “Ciência ao Pé do Ouvido”:

 

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU. Para participar, enviar sugestões e dúvidas, entre em contato com a equipe: comunicaciencia@ufu.br

 

*Thiago "Zina" Crepaldi é estudante do curso de Graduação em Jornalismo da UFU

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal