UFU oferece cursos de extensão online na área de Paleontologia

Aulas serão ministradas por docente do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Campus Pontal/UFU).

Publicado em 04/06/2020 às 15:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Os cursos são dirigidos a licenciados em Ciências Biológicas/UFU, professores de Ciências e afins (Foto: Arseny Togulev/Unsplash)

O Laboratório Analítico em Paleontologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está oferecendo dois cursos de extensão relacionados à Paleontologia para esse período de pandemia: “Paleontologia e o ensino de ciências” e “Paleontologia e Macroevolução”.

Os cursos são exclusivamente remotos (encontros e atividades) e dirigidos a licenciados do curso de graduação de Ciências Biológicas da UFU, professores de Ciências e afins. As aulas serão ministradas pela docente Sabrina Coelho Rodrigues, do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Campus Pontal/UFU).

Será atribuído certificado de 50h para quem participar do curso completo (10h de encontro virtual, 20h de fórum de debate online e 20h de atividade extraclasse). O Ambiente virtual de aprendizagem é o Canvas, no qual será disponibilizado todo o material de apoio para acesso online.

“Paleontologia e o Ensino de Ciências”

Carga horária máxima: 50h

Duração: 9 de junho a 14 de agosto

Resumo:

O curso de extensão proposto aos discentes e egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFU e afins constitui uma oportunidade aberta ao debate de temáticas paleontológicas e ensino de ciências. A Paleontologia tem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, inclusive por ser de grande influência para o despertar científico dos jovens estudantes.

De natureza multidisciplinar, fornece subsídios para a compreensão do papel seres vivos nos ecossistemas atuais, do processo de transformações biológica e ambiental, trazidas a partir das evidências paleontológicas da história geológica do nosso. O curso é elaborado especialmente considerando o momento de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19, portanto será exclusivamente desenvolvido através de encontros online.

Período de inscrição: 06 e 07 de Junho de 2020, através do e-mail sabrina.rodrigues@ufu.br

Data e horário: Durante o período do isolamento social (quarentena), os encontros online serão às terças-feiras das 15h às 16h, sendo o primeiro encontro no dia 09/06 às 15h. Os encontros serão realizados por videochamada utilizando o Google Meet. O link para o acesso será informado por e-mail aos participantes.

“Paleontologia e Macroevolução”

Carga Horária Máxima: 50h

Duração: 10 de junho a 15 de agosto

Resumo:

O curso de extensão proposto aos discentes e egressos do curso de Ciências Biológicas da UFU e afins constitui uma oportunidade aberta ao debate de temáticas paleontológicas e macroevolutivas com ênfase nos eventos paleobiológicos de larga escala. Foi elaborado especialmente considerando o momento de distanciamento social, devido à pandemia do COVID-19, e portanto será exclusivamente desenvolvido através de encontros online.

Período de inscrição: 04 e 05 de Junho de 2020, através do e-mail sabrina.rodrigues@ufu.br

Data e horário: Durante o período do isolamento social (quarentena), os encontros online serão às quartas-feiras das 15h às 16h, sendo o primeiro encontro no dia 10/06 às 15h. Os encontros serão realizados por videochamada utilizando o Google Meet. O link para o acesso será informado por e-mail aos participantes.

Contato para informações: sabrina.rodrigues@ufu.br

Palavras-chave: Paleontologia cursos extensão Pontal pandemia online