Pesquisações

Vamos Refletir sobre o meio ambiente e o movimento Black Power?

Estudantes Nicolas e Isabella mostram suas pesquisas

Publicado em 29/06/2020 às 12:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:05

Aqueles desejam ser pesquisadores pararam na seção certa. Este espaço é focado na investigação e divulgação de pesquisas desenvolvidas pelo público infanto-juvenil, no âmbito da Educação Básica, trazendo curiosidades informativas e conteúdos reflexivos. Vamos lá? Nesta edição, vamos falar de meio ambiente e do movimento Black Power.

Refletindo

O meio ambiente tem sido prejudicado pelo desmatamento e poluição. Veja a reflexão do Nicolas, estudante da Eseba:

“Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, selecionei essa charge do autor Bill Watterson para a nossa reflexão sobre o meio ambiente, sobre os nossos cuidados com ele e sobre como poderíamos transformar o mundo para melhor.”

"Gosto de ouvir música, tocar violão e guitarra. Sou fã de Harry Potter, estou sempre à procura de um bom livro. Jogo basquete e handebol. Além disso, gosto de desenhar e montar lego com minha irmã.”

Nicolas, 14 anos, ESEBA/UFU

Você Sabia?

A Isabella trouxe um texto sobre um tema de extrema relevância social: o movimento “Black Power”. Vamos aprender um pouco mais sobre a luta racial?

Origem do símbolo do movimento Black Power

Por Isabella Bernardes

A sociedade dos anos 50 convivia comumente com cenas de segregação racial. De acordo com a pesquisadora Letícia Rodrigues Ferreira Neto, a segregação racial é um processo de discriminação entre pessoas pelas suas características étnicas serem entendidas como raças e que leva a um afastamento social dos grupos sociais. A discriminação racial e a segregação racial levam a diferentes formas de desigualdade social e tipos de opressão social.

Com a abolição da escravidão nos EUA, as políticas escravistas foram transformadas em políticas de segregação racial. Negros não podiam frequentar determinados lugares destinados a brancos, tais como escolas e bairros, e também não podiam votar. Nesse contexto, o clamor por mudanças e igualdade começaram a ascender.

Surgiram, então, várias lideranças e organizações negras a fim de protestar contra o racismo: Martin Luther King, Malcolm-X, Partido dos Panteras Negras, Projeto Olímpico pelos Direitos Humanos etc.

No dia 16 de outubro de 1968, acontecia na cidade do México a premiação dos Jogos Olímpicos daquele ano. Na ocasião, Tommie Smith, ganhador da medalha de ouro na prova de atletismo, ergueu o punho direito usando luvas pretas e abaixou a cabeça enquanto o hino nacional era cantado. John Carlos, ganhador da medalha de bronze, fez o mesmo gesto, substituindo a mão direita pela esquerda. O gesto foi consagrado pelos Panteras Negras, grupo que defendia a resistência contra a opressão dos negros. Na época, o gesto não foi bem visto. Disseram que política e esporte não se misturam. Os dois atletas foram excluídos da equipe americana, não achavam emprego, perderam amigos e os filhos sofreram bullying. Atualmente, o gesto é tido como símbolo do movimento negro. Recentemente, após o assassinato de George, homem negro morto no dia 25 de maio pelo policial Derek Chauvin em Minneapolis, manifestações nos EUA e no Brasil em protesto à morte de pessoas negras eclodiram, e um dos principais símbolos da luta é o punho negro cerrado. Hoje, ainda há a luta a favor da igualdade e contra o racismo.

“Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América.”

-Martin Luther King

Imagem: picture-alliance/United Archives/TopFoto

“Prefiro livros de fantasia e romance, embora, nas poucas vezes que li, também tenha gostado de terror. Toco teclado, gosto de cantar (mesmo não sabendo) e minhas matérias preferidas são Língua Portuguesa e História.”

Isabella, 14 anos, Eseba/UFU

Palavras-chave: Pesquisações Jornal Diário de Ideias