Abertas as matrículas para pós-graduação stricto sensu

Solicitações podem ser feitas até 4 de agosto no Portal do Estudante

Publicado em 31/07/2020 às 15:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Têm início nesta sexta-feira, 31/07 – e vão até 4 de agosto – as solicitações de matrícula para o Período Letivo Suplementar Excepcional dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A oferta ocorre de acordo com Calendário Suplementar, aprovado pela Resolução nº 6/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep), que permite a execução e normatiza as atividades acadêmicas não presenciais, no âmbito na pós-graduação stricto sensu na UFU, em virtude da suspensão das atividades presenciais devido a pandemia de Covid-19.

Durante o Período Letivo Suplementar Excepcional, os Programas de Pós-graduação da UFU podem realizar, de forma remota, aulas, pesquisas, qualificações, defesas de dissertações e teses e processos seletivos.

Embora permita o uso de plataforma(s) e mídia(s) social(is) de longo alcance, inserção de ferramentas auxiliares e a introdução de novas didático-pedagógicas, a oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas, no formato remoto, tem o caráter excepcional e difere da Educação à Distância, modalidade de ensino planejada com proposta pedagógica, materiais, ambiente e formato próprios, definidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).

Devem solicitar matrícula estudantes que pretendam continuar, de forma remota, tanto atividades de disciplinas ofertadas que tiveram suas aulas suspensas no semestre 2020-1, em razão da pandemia, quanto cursar novas disciplinas ofertadas neste formato.

As matrículas serão realizadas no Portal do Estudante, seguindo os procedimentos adotados pela Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (Dirac).Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail do Setor de Matrículas: matricula@prograd.ufu.br.

DATAS IMPORTANTES - CALENDÁRIO SUPLEMENTAR DA PÓS-GRADUAÇÃO

Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3 em função da pandemia de COVID-19

Julho/Agosto de 2020

27/07 até 30/07 - Encaminhamento pelas Coordenações dos Programas de Pós-graduação à DIRAC das solicitações de criação de turmas de componentes curriculares para a DIRAC das solicitações de criação de turmas de componentes curriculares para o Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3.

31/07 até 04/08

- 1. Solicitação de matrícula, pelos discentes, em componentes curriculares para o Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3.

- 2. Solicitação de matrícula, pelos discentes em atividade que não formam turmas.

05/08 até 09/08 - Processamento das solicitações, pela DIRAC

11/08 - Início do Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3.

Dezembro de 2020

14/12 - Término do Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3

30/12 -  Prazo final para lançamentos de notas referentes aos componentes curriculares do Período Letivo Suplementar Excepcional 2020.3.

Palavras-chave: Pós-graduação stricto sensu Matrículas Propp UFU