Fagen

Fagen elabora manuais sobre as atividades remotas para auxiliar Comunidade UFU

Publicações estão disponíveis no site da Faculdade de Gestão e Negócios

Publicado em 16/07/2020 às 11:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Você sabe o que são atividades síncronas e assíncronas, AVA, ou mesmo a diferença entre atividades remotas e educação a distância? Para facilitar a adaptação a este “novo mundo” no cenário acadêmico para muitos, a Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU) decidiu elaborar um material informativo. São manuais destinados a professores e estudantes e que foram criados com o intuito de auxiliar e tirar dúvidas com relação às Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), cuja adoção nos cursos de graduação da universidade foi aprovada recentemente. Os documentos foram construídos a partir da Resolução nº6/2020 do Conselho de Graduação (Congrad/UFU), que versa sobre as AARE.

As publicações - Manual Docente e Manual de Procedimentos: Perguntas e Respostas - foram elaboradas por uma comissão formada por professores, estudantes e técnicos para estruturação das AARE, no âmbito da Fagen. Segundo a diretora da unidade, Kárem Ribeiro, o Manual Docente prevê um passo a passo para que os professores possam ministrar aulas, neste momento de excepcionalidade. “É muito sugestivo para os professores da Fagen, mas, também, para os de todas as outras unidades acadêmicas da UFU que acharem conveniente usá-lo. Outra questão é que estes manuais podem ser úteis também para os docentes e acadêmicos dos nossos cursos de pós-graduação”, destaca.

Ainda de acordo com a diretora, a Fagen possui um amplo know-how com cursos ministrados utilizando os recursos de Ensino a Distância: “O EaD é uma categoria, vamos dizer, 'mais robusta' e acima do ensino remoto. Esta experiência de mais de 20 anos com o ensino a distância  nos possibilitou a criação destes manuais."

Já o Manual de Procedimentos: Perguntas e Respostas é destinado aos estudantes. Contém 13 páginas e tira dúvidas com relação à adesão ao ensino remoto, ao calendário acadêmico, à escolha de disciplinas e ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), entre outras questões que estão gerando muita preocupação, neste momento, aos estudantes. Na semana que vem, a diretora adianta que será divulgado outro material, destinado também aos estudantes, orientando quanto ao uso das ferramentas do ensino remoto. “Iremos divulgar o Manual Discente, com vídeos e orientações sobre como proceder, neste momento do ensino remoto”, revela.

Tanto o Manual Docente, quanto o Manual de Procedimentos: Perguntas e Respostas já estão disponíveis napágina da Fagen. Para os professores que desejarem ministrar atividades nesta modalidade, Kárem Ribeiro sugere que tirem um tempo para estudar e cadastrar a disciplina na plataforma Moodle. “Estamos à disposição para esclarecer as eventuais dúvidas”, acrescenta.

Sobre a Fagen

Atualmente, a Faculdade de Gestão e Negócios oferece uma série de MBAs e os seguintes cursos a distância:  graduação em Administração Pública e especializações em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública em Saúde e  Gestão Pública EaD. Com relação aos cursos presenciais, é responsável pelas graduações em Administração (noturno e integral) e em Gestão da informação. Oferta, ainda, mestrado e doutorado acadêmico em Administração e o mestrado profissional em Gestão Organizacional.

A unidade acadêmica conta atualmente com 70 professores efetivos, 12 técnicos administrativos e cerca de 3.200 estudantes, respondendo por mais de 10% do total de alunos da UFU.

Caso a sua unidade acadêmica também esteja promovendo alguma ação para colaborar na execução das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) na UFU, entre em contato com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e solicite a divulgação. Basta enviar as informações preenchendo o formulário disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.