Leia Cientistas

Impactos da Covid-19 na saúde e bem-estar de estudantes universitários

Pesquisa analisa como foco estudantes de graduação e pós-graduação da UFU

Publicado em 07/07/2020 às 20:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Dos 1.679 estudantes pesquisados, 751 responderam que não realizam nenhuma atividade física neste período de distanciamento físico/social. Na foto, partida de futebol do Agita UFU 2019 (foto: ARQUIVO/Marco Cavalcanti)

PorGiselle Helena Tavares*

O atual cenário mundial de pandemia de SARS-Cov-2, vem influenciando drasticamente o estilo de vida de toda a população, e as medidas de distanciamento físico/social podem gerar efeitos adversos na saúde das pessoas, sejam por razões sociais, econômicas ou familiares.

Neste cenário, a manutenção dos hábitos saudáveis tem um papel importante na manutenção ou melhora no sistema imune do indivíduo, além de impactar positivamente a saúde geral do praticante.

Este estudo teve como foco de atenção os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em nível de graduação e pós-graduação.

É evidenciado que a população universitária está sujeita à diminuição da prática de atividades físicas e aumento de comportamento nocivos, como má-alimentação, comportamento sedentário e aumento do estresse e ansiedade. Por isso, objetivamos verificar os impactos da pandemia na saúde e bem-estar dos estudantes, contribuindo para a construção de estratégias de enfrentamento da universidade para com seus alunos, estimulando comportamentos saudáveis.

Este estudo foi realizado com uma amostra de 1.679 alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) de todos os sete campi. Os alunos responderam a um questionário online por meio do Google Forms, no período de 5 a 31 de maio de 2020, e este foi dividido em cinco grandes blocos, sendo:

Bloco 1 – Caracterização dos participantes;

Bloco 2 – Informações sobre ambiente e espaço para estudos;

Bloco 3 – Estilo de vida e saúde;

Bloco 4 – Atividade física; e

Bloco 5 – Impactos do distanciamento físico/social e apoios da UFU.

Clique na imagem para ver os resultados:

A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia sob parecer número 4082623. Sobre os resultados preliminares:

Saúde emocional

Consumo de drogas (fármacos, cigarros e bebidas alcoólicas)

Atividade física e comportamento sedentário

Impactos e apoios

Ambiente e espaço

Os dados preliminares deste estudo alertam para questões importantes sobre o comportamento dos universitários da UFU, como a inatividade física, o aumento do comportamento sedentário, a má alimentação e, especialmente, para os impactos negativos na saúde emocional do estudante.

Como prognóstico, sugere-se que as ações já realizadas no âmbito da UFU sejam amplamente divulgadas entre os alunos da universidade e, ainda, que sejam desenvolvidas outras ações que acompanhem e deem suporte aos alunos, estimulando comportamentos saudáveis. Em especial, olhares voltados para aqueles que ainda não possuem acessos e ambientes favoráveis para aprendizagem.

*Giselle Helena Tavares  é, na UFU, professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gestão do Esporte, Saúde e Lazer e tutora da Empresa Júnior HUSPORT, da Faefi.

A pesquisa foi realizada pela Faefi, pelo Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Gestão do Esporte, Saúde e Lazer e pela Empresa Júnior do curso de Educação Física. Pesquisadores: Caetano Nascimento, Carolina Mota, Daniel de Oliveira, Gabriella Souza, Isadora Fernandes, Lorena Marques e Lucas Rodrigues.

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Educação Física pesquisa COVID-19 saúde estudantes Universitários