Pular para o conteúdo principal
Ideias brincantes

Momento de diversão e aprendizado

Aqui você encontra dicas e entretenimento

Publicado em 29/07/2020 às 22:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 22:04

Lendo o Mundo

Nesta edição, o aluno Davi nos sugeriu como dica de leitura o livro personalizado “Davi em: o sumiço de Sansão”, um enredo da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Vamos conhecer um pouco mais!Em uma história personalizada, Davi tornou-se um dos personagens da Turma da Mônica, ajudando Mônica desvendar o mistério do sumiço de Sansão, seu inseparável coelhinho de pelúcia. A proposta do Livro Personalizado é uma criação da Editora Dentro da História, uma página eletrônica que permite através de uma ferramenta digital aliar a singularidade da criança ao universo de diferentes personagens de histórias infantis.

“Entusiasmado pelo seu livro personalizado e sempre interessado pelas histórias e gibis de Maurício de Souza, neste período de isolamento social, Davi tem produzido seus próprios gibis e compartilha conosco a história ‘Nesta edição: Davi Mundo Minecraft’. Além de explicar sobre o título, ele narra sobre si mesmo e sobre como gosta de criar e escrever suas próprias histórias e gibis.” – Fala da família do Davi.

 

“Olá, meu nome é Davi. Tenho cinco anos e sou um menino muito esperto. Eu amo ler e escrever. Comecei a ter interesse por esse mundo fascinante aos dois anos. Com três anos eu já lia, aos quatro eu já escrevia. Eu amo a Turma da Mônica e gosto de criar histórias com desenhos e escritas. Faço isso todos os dias, se me deixarem!!”

  

Produções de Davi

 

Experiências

A nossa dica de experiência mostra como fazer massinha caseira! Isis trouxe uma receita muito fácil e divertida para compartilhar esse experimento com vocês.

Ingredientes:

1 xícara de sal , 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e meia de água, colheres de óleo, corante alimentício. Misture tudo.

Ísis mostrando os ingredientes

 

“Sou uma criança muito criativa, interessada; gosto de animais e de desenhar. Quase sempre estou tranquila, mas às vezes sou teimosa. Amo a escola e estudar!”

 

Espaço Artístico

A família da estudante Sofia, com muita sensibilidade e emoção, produziu uma belíssima versão da música “Paciência”, nos trazendo esperanças nesses tempos de isolamento social.

Sobre a música

A música “Paciência” é de autoria de Lenine e Dudu Falcão; foi lançada no álbum “Na Pressão”, em 1999. e ficou marcada como grande sucesso do cantor Lenine.

‘Paciência’

Mesmo quando tudo pede

Um pouco mais de calma

Até quando o corpo pede

Um pouco mais de alma

A vida não para

Enquanto o tempo acelera

E pede pressa

Eu me recuso, faço hora

Vou na valsa

A vida é tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal

E a loucura finge que isso tudo é normal

Eu finjo ter paciência

O mundo vai girando cada vez mais veloz

A gente espera do mundo e o mundo espera de nós

Um pouco mais de paciência

Será que é tempo que lhe falta pra perceber?

Será que temos esse tempo pra perder?

E quem quer saber

A vida é tão rara, tão rara

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma

Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma

Eu sei,

A vida não para.

 

Sofia nos contou como foi vivenciar essa expressão artística e criativa em família:

“Paciência é algo importante nos dias atuais. A prática musical é uma das atividades em que a paciência é fundamental. Sem paciência não se aprende música. Meu pai resolveu tratar desse assunto conosco de maneira poética e vivencial. Ele fez o arranjo dessa bela canção do Lenine especialmente para nossa família nessa quarentena. Todos nós trabalhamos duro e pudemos experienciar as delícias que a paciência nos proporciona ao vermos o resultado final.”

O processo de construção coletiva

“Foi, ao todo, mais de um mês trabalhando na música antes de colocarmos na internet. Primeiro meu pai fez o arranjo e dividiu em quatro partes, uma pra mim, uma pra ele, uma pra minha mãe e outra pro meu irmão. Depois dessa distribuição cada um ficou ensaiando a sua parte por mais ou menos duas semanas até o dia da gravação.Foram três dias de gravação das vozes. Após esse momento, o meu pai organizou no editor de música as nossas vozes. Depois disso, gravamos o clipe, o meu pai filmou cada um de nós cantando no seu estúdio (que fica na nossa casa). Ao final ele editou os vídeos com a música.  Compartilhamos enfim o vídeo com a nossa família e amigos nas redes sociais.”

A riqueza do experienciar

“Essa foi uma experiência muito divertida e diferente para todos nós. Para mim, minha mãe e para o meu irmão, foi desafiante pelo fato de que tínhamos que cantar, mesmo não sabendo cantar tão bem. Para meu pai foi desafiador porque ele que editou a música e o clipe, uma coisa que ele não havia feito antes. Todos nós precisamos de muita persistência para fazer esse trabalho. Nesse momento é fundamental ter paciência, pois estamos vivendo algo nunca vivido antes e não sabemos como e nem quando vai acabar.”

Para ouvir esse presente musical, basta clicar aqui

Mensagem da família Menezes:

“Fizemos esse trabalho para poder transmitir um pouco de alegria e esperança em um momento tão difícil e mostrar que isso alguma hora vai passar e precisamos nos unir e encontrar novas formas de nos organizarmos para enfrentar esse momento e sairmos dele mais fortes e com novas experiências.”- Simone, Carlos, Sofia e João. 

 

Sessão Pipoca

Você já conhece a Anne, de Green Gables? A Geovana conheceu e olha só o que ela contou pra nós!

E nós, da Equipe do “Jornal Diário de Ideias”, preparamos um resumo da série que a Geovana assistiu: “Anne with an E”, que conta a história de Anne, uma garota alegre e sonhadora...Anne é uma adolescente órfã determinada que, após trabalhar em casas de diversas famílias, é enviada para morar com os irmãos Matthew e Marilla, que vivem numa fazenda chamada Green Gables. Eles queriam, na verdade, adotar um menino para ajudá-los com os trabalhos da fazenda e, assim, querem levá-la de volta ao orfanato. Com inteligência e criatividade, Anne os convence que ela deve ficar e vai conquistando seu lugar na nova casa e no coração das pessoas ao seu redor. É uma história de esperança e superação!

A arte de Geovana

"Oi, sou Geovana, gosto muito de fazer amizades, de ficar com minha família, ir pra roça onde posso andar a cavalo, fazer trilha de bicicleta com meu pai e meus tios! Adoro esportes! Nos momentos vagos gosto de assistir séries, filmes, ler livros, ouvir músicas e ver vídeos do Now United.”

 

Espaço Lúdico

Vocês gostam de construir brinquedos? Aqui vocês terão sempre novas dicas para serem autores da própria diversão! Inspirem-se na ideia criativa da Olivia. Ela compartilha com a gente como fazer uma tartaruga com garrafa pet.

Materiais:

garrafa pequena

e.v.a.

tesoura

canetinha preta

cola

 

Como fazer:

Corte a garrafa ao meio

 

 

Depois, marque a garrafa no e.v.a. 

e recorte o e.v.a. no formato de tartaruga.

Cole a garrafa em cima da marcação.

Desenhe o rosto da tartaruga e pronto! 

Olívia, 7 anos, Eseba/UFU: 'gosto de desenhar, pesquisar sobre tudo e fazer arte'

Palavras-chave: Ideias Brincantes

A11y