Editais publicados

UFU apoia projetos de atendimento pedagógico a estudantes com deficiência

Editais publicados beneficiam estudantes da escola básica, dos cursos técnicos e da graduação

Publicado em 30/07/2020 às 17:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU) publicou dois editais voltados ao apoio a projetos pedagógicos de atendimento a estudantes com deficiência ou que exijam acompanhamento específico. As iniciativas devem beneficiar alunos da educação básica, dos cursos técnicos e graduação.

Graduação

No Edital Prograd 1/2020, voltado para os cursos de graduação, poderão ser inscritos até dois projetos por cada coordenação de curso. Este processo seletivo faz parte do Subprograma InclUFU, do Programa de Bolsas de Graduação (PBG/UFU).

O programa vai financiar aproximadamente 320 bolsas, durante quatro meses, sendo no período de 21 de agosto a 22 de dezembro de 2020.

O prazo para inscrição para os projetos dos cursos de graduação estará aberto de 05 a 11 de agosto. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 13 de agosto. As atividades serão realizadas durante os Períodos Letivos Especiais, de 21/08 a 22/12/2020.

Informações complementares podem ser obtidas, por e-mail, na Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Depae) e na Divisão de Formação Discente (Difdi), respectivamente, nos endereços eletrônicos depae@prograd.ufu.br e difdi@prograd.ufu.br.

Projeto da Prograd/Diren prevê 320 bolsas para alunos de graduação da UFU atuarem em projetos de ensino na própria universidade, em apoio a estudantes com necessidades especiais. (Foto: Alexandre Costa)

Educação Básica e Escola Técnica

Já no Edital Prograd 2/2020 está previsto apoio a cinco projetos da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU) e cinco da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU). O total de bolsas previstas por este edital é 40, sendo metade para a Eseba e metade para a Estes - ou seja, serão quatro bolsas para cada projeto aprovado.

O prazo para inscrição para os projetos vinculados às duas instituições estará aberto de 10 a 14 de agosto. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 17 de agosto. As atividades serão realizadas de 31/08 a 31/12/2020.

Orientação e bolsas

Na inscrição das propostas será necessário indicar um orientador. Professores e servidores técnico administrativos, que tenham disponibilidade de quatro horas semanais, podem conduzir os projetos.

Ambos os editais preveem, ainda, a participação de bolsistas (com remuneração mensal de R$ 400,00) e estudantes-colaboradores. As inscrições dos projetos devem ser feitas via on-line, no Portal de Serviços da Graduação (https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/).

Relevância

Diretor de Ensino da Prograd, o professor Guilherme Saramago de Oliveira comenta que estes editais para os Períodos Letivos Especiais foram organizados com o intuito de contribuir efetivamente no atendimento educacional dos estudantes com deficiência que necessitam de acompanhamento pedagógico específico. “Os alunos de graduação da UFU que vão concorrer a estas bolsas vão precisar dedicar 20 horas semanais ao atendimento e suporte pedagógico dos respectivos projetos, a serem desenvolvidos na própria UFU, Eseba ou Estes; todos eles planejados para permitir ou facilitar o acesso dos estudantes com deficiência às Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE).”

Especificamente em relação aos alunos das duas Unidades Especiais de Ensino, Saramago explica como se dará a iniciativa: “Os projetos de ensino a serem elaborados pela Estes e pela Eseba têm que contemplar ações pedagógicas específicas, que possam efetivamente contribuir para que estudantes com deficiência consigam acompanhar os estudos, nestes Períodos Letivos Especiais. Assim que as duas unidades submeterem os projetos à apreciação da Prograd e da Diren e os mesmos forem aprovados, serão selecionados os estudantes dos cursos de graduação da UFU para desenvolverem estas atividades pedagógicas destinadas às pessoas com deficiência.”

O diretor acrescenta que estes bolsistas terão a oportunidade de uma formação complementar e, automaticamente, uma possibilidade de conhecer melhor a realidade da universidade e a sua diversidade. “Também vão contribuir efetivamente para com seus pares, os seus colegas, no aprendizado e no desenvolvimento do conhecimento, durante este período de AARE”, destaca.

Ao todo, 20 bolsistas atuarão junto a alunos da Eseba (foto); outros 20 acompanhão estudantes da Estes

Palavras-chave: Atendimento Pedagógico estudantes com deficiência Prograd