FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

09/07/2020 - 09:45 - Atualizado em 23/07/2020 - 14:31
UFU disponibiliza ferramentas e capacitação para ensino remoto
Office 365 Education está disponível para comunidade universitária
Fabiano Goulart

Diante da expansão do ensino remoto, no contexto das ações empreendidas pelo Ministério da Educação (MEC) no enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Conselho de Graduação (Congrad) – referenciada no ensino público, gratuito e de qualidade –, desenvolve junto à comunidade universitária o debate sobre a Proposta de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) na instituição.

Para que a proposta se consolide, é fundamental que os mais de 30 mil alunos, docentes e técnicos da UFU, além de outros aspectos, conheçam, tenham acesso e dominem o uso das ferramentas tecnológicas para o ensino remoto de qualidade.

Responsável pela gestão dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da UFU, o Centro de Educação a Distância (CEaD), em conjunto com a Divisão de Capacitação (Dicap) e a Diretoria de Ensino (Diren), oferece capacitação quanto ao uso das ferramentas para ensino remoto nas atividades acadêmicas da universidade, bem como disponibiliza recursos tecnológicos como o Office 365 da Microsoft – oferecido gratuitamente a alunos, técnicos e docentes – e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, plataforma utilizada para o desenvolvimento dos cursos a distância e como base de apoio às atividades de cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

1) Ferramentas para Ensino Remoto

2) Capacitação

Para docentes

• Modelo orientador para Ensino Remoto UFU - Fundamentado pelas melhores práticas didático-pedagógicas disponibilizadas pela literatura atual, o CEaD/UFU criou o Modelo Orientador para Ensino Remoto que auxilia professores e colegiados de curso na tomada de decisão quanto ao uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino remoto.

Para docentes e técnicos administrativos

3) Manual

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.