Consulta Eleitoral

Candidaturas para reitor e vice devem ser registradas até esta quarta-feira (12/08)

Requerimento deve ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Publicado em 06/08/2020 às 09:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) terá, no próximo mês, a Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota que irá subsidiar a elaboração das listas tríplices que serão enviadas ao governo federal para as nomeações do reitor e do vice-reitor da UFU para a gestão 2020/2024. Desta forma, os servidores da instituição que desejam concorrer a estes cargos na consulta à comunidade acadêmica deverão efetuar os registros de suas candidaturas nesta terça-feira, dia 11, ou amanhã, 12 de agosto.

As inscrições ocorrerão por meio de requerimento a ser encaminhado pela Secretaria-Geral (Seger) à Presidência da Comissão Especial da Consulta Eleitoral, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo às 8h do dia 11 até as 23h59 do dia 12. Presidente da Comissão Especial, o acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Fagen) Carlos Eduardo Monteiro lembra que, em nenhuma hipótese, haverá prorrogação deste período para inscrições.

Os candidatos devem ficar atentos também à documentação. Além do requerimento, será necessário enviar currículo vitae, programa de trabalho e declaração de aceitação dos termos da Resolução Nº 4/2020, do Conselho Universitário. “É extremamente importante que atentem ao que está disposto nesta resolução do Consun, assim como às instruções e documentações necessárias”, lembra o presidente.

Candidatos a reitor, no momento da inscrição, deverão ainda apresentar a comprovação de desincompatibilização temporária dos cargos administrativos, licença temporária ou férias das funções administrativas que estejam ocupando na UFU. A desincompatibilização deve ser feita, no mínimo, 30 dias antes da data de início da realização da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota.

A relação contendo os nomes dos candidatos inscritos será disponibilizada no Portal da UFU, na próxima quinta-feira, dia 13. A resolução prevê, ainda, que é vedada a inscrição dos candidatos, via procuração. “A partir deste primeiro momento, de inscrição dos candidatos, a comunidade universitária vai ter conhecimento dos nomes que vão debater conosco sobre os rumos da nossa universidade”, destaca Monteiro.

A Consulta Eleitoral Eletrônica à Comunidade Universitária será realizada no dia 17 de setembro de 2020, das 10h às 23h59, por meio de votação eletrônica on-line, utilizando o "Sistema de Votação On-line Helios Voting”.