ENSINO

CEaD UFU publica Guia Didático para Atividades Acadêmicas Remotas (AARE)

Orientações auxiliam docentes a criarem processo de ensino e aprendizagem interativo e dialógico

Publicado em 06/08/2020 às 13:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O guia foi produzido a partir das experiências acumuladas nos cursos EaD/UFU e no uso do Moodle (foto: Marco Cavalcanti)

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (CEaD/UFU), responsável pela gestão dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da universidade, por meio da Coordenação de Formação de Professores e Tutores para atuarem em cursos/disciplinas EAD, elaborou um Guia Didático para contribuir com a implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais na UFU. O objetivo da publicação é orientar os docentes da universidade quanto à elaboração do plano de ensino, o desenho didático das AARE e a organização da sala de aula digital de modo a propiciar um processo de ensino e aprendizagem interativo e dialógico.

De acordo com as autoras, Aléxia Pádua Franco, professora e pesquisadora do CEaD e da Faculdade de Educação (Faced/UFU) e Mara Dutra, coordenadora institucional de tutoria dos cursos da Universidade Aberta do Brasil, junto ao CEaD (UAB/CEaD), o Guia foi produzido a partir das experiências acumuladas nos cursos EaD/UFU e no uso do Moodle UFU como suporte para as aulas presenciais. “Mesmo entendendo que o ensino remoto não pode ser confundido com a Educação a Distância, uma modalidade de ensino devidamente regulamentada, o Guia foi elaborado no sentido de contribuir, pedagogicamente, para o planejamento e desenvolvimento das AARE nos diferentes cursos da Universidade Federal de Uberlândia, enquanto elas se fizerem necessárias devido à pandemia, explica Aléxia Franco.

Guia produzido por Aléxia Pádua Franco, professora e pesquisadora do CEaD e da Faculdade de Educação (Faced/UFU) e Mara Dutra, coordenadora institucional de tutoria dos cursos da Universidade Aberta do Brasil, junto ao CEaD (UAB/CEaD) em apoio à realização das AARE na universidade

Ainda de acordo com a pesquisadora, no Guia “são apresentados, de forma sintética, alguns parâmetros para o planejamento de atividades acadêmicas mediadas por tecnologias, considerando a distribuição das atividades síncronas e assíncronas e a mediação pedagógica das mesmas. Para tanto, foram utilizados como referência o material do curso de Formação de Professores Autores e Formadores para EaD do CEaD/UFU e as resoluções 06/2020 do Conpep/UFU e 07/2020 do Congrad/UFU”.

O Guia aborda, também, o uso pedagógico da plataforma Moodle UFU, com destaque para ferramentas específicas, de modo a complementar o curso Como configurar meu curso EAD, de caráter instrumental, disponível no Moodle CEaD. “No Guia são destacadas as ferramentas que permitem compartilhamento de material de estudo, realização de atividades individuais e em grupo, comunicação e interação entre docentes e discentes, acompanhamento da assiduidade de cada discente, discutindo suas potencialidades e limitações”, explica Mara Dutra.

Comunidade online

Além do Guia, o CEaD criou uma Comunidade Online de Formação Docente para o uso do Moodle que possibilita aos professores o aprofundamento em aspectos básicos registrados no Guia. A Comunidade, de acordo com as autoras, “pretende se constituir como um espaço de formação colaborativa e continuada, composta por quatro espaços de interação e informação: Fórum de Dúvidas, FAQ, Fórum de Compartilhamento de Experiências e Biblioteca Digital”, explicam. Para se inscrever, basta que o docente se cadastre no Moodle UFU com seu e-mail institucional, faça o login e busque por “Comunidade Online”. Para efetivar a autoinscrição deve-se utilizar a chave “moodleUFU20” e clicar em “enviar”.

O Guia pode ser acessado por meio da Midiateca do Moodle CEaD ou da própria Comunidade Online no Moodle UFU. ou clicando no Guia Didático para Atividades Acadêmicas Remotas (AARE) anexo.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail ceadufu@reito.ufu.br.

Palavras-chave: AARE Capacitação CEaD FACED UFU