GEOGRAFIA

Conheça a história e a natureza de Uberlândia no novo Atlas Escolar da Edufu

A publicação pode ser usada como material didático, principalmente nos anos iniciais da educação básica

Publicado em 13/08/2020 às 14:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Relevo, hidrografia e distribuição industrial são algumas das informações presentes no Atlas.

A terceira edição do Atlas Escolar de Uberlândia está disponível para acesso de forma gratuita (acesse por este link). Ele foi publicado, neste mês, pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) e feito pelo engenheiro de agrimensura e professor Jorge Luís Silva Brito, do Instituto de Geografia (IG/UFU), e pela geógrafa Eleusa Fátima de Lima, técnica do Laboratório de Cartografia e Sensoriamento Remoto do IG/UFU.

Recheado com mapas, fotos, gráficos e textos didáticos, o atlas visa a ensinar aos estudantes as características socioambientais da região de Uberlândia e a configuração do espaço entre o campo e a cidade. Para compor o livro, os autores mapearam teses, dissertações, monografias e pesquisas de órgãos públicos, como o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), e imagens concedidas pela empresa Google e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“A originalidade do trabalho, a seriedade da pesquisa e a dedicação dos autores fazem com que a leitura deste livro não só seja útil, mas acima de tudo, imprescindível para todos aqueles que estudam, moram e vivem em Uberlândia. E também para aqueles que ensinam e pesquisam na Geografia. Esta é uma obra que faltava nas bibliotecas e escolas de Uberlândia”, escreve a docente Beatriz Ribeiro Soares, do IG/UFU, no prefácio do livro.

Em comemoração ao aniversário de 132 anos da cidade, o portal Comunica UFU publicará uma série de reportagens sobre Uberlândia, com base no Atlas, em três temas: história, população e meio ambiente. Acompanhe!

Projeção da área urbana de Uberlândia em 1940.

Palavras-chave: cartografia história Uberlândia Geografia