Extensão

I Mostra Artística de Ciências é lançada pela Liga Acadêmica de Bioinformática e Microbiologia

Exposição artística procura conectar o público com a microbiologia e seus usos no cotidiano, por meio de uma experiência cultural

Publicado em 27/08/2020 às 11:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Atividades do LABiM tiveram início em 2019, visando a ser apenas um grupo de estudos; neste ano, o foco esteve voltado para a extensão. (Arte: Divulgação)

Aproximar a comunidade externa à universidade é o maior objetivo da I Mostra Artística de Ciências "Dos Micróbios à Bioinformática nas Nossas Vidas", que foi produzida por quatro integrantes da Liga Acadêmica de Bioinformática e Microbiologia (LABiM) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As artes foram utilizadas como uma estratégia educativa para comunicar as ciências, com apoio da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV).

O projeto surgiu como parte das atividades desenvolvidas pelo LABiM, que tem como principal atividade o grupo de estudos nos temas de bioinformática e microbiologia. Ana Laura Grazziotin, coordenadora do grupo e professora na Famev, afirma que a releitura da microbiologia, por meio das expressões artísticas, pode gerar interesse no público. “Vimos que as artes poderiam ser uma forma divertida, espontânea e atraente de comunicar a ciência de uma forma simples e natural para não cientistas. Nós nos inspiramos em projetos de artes que já existem em outros países, como o ASM AGAR ART CONTEST, promovido pela Sociedade Americana de Microbiologia”, comenta.

Muitos microrganismos estão presentes na nossa pele, mucosas e intestinos desempenhando um papel fundamental na saúde dos seres humanos. Segundo Grazziotin, o conhecimento sobre microbiologia é essencial para que a população possa compreender e exigir melhores medidas de saúde pública. “Nas nossas atividades mais comuns e rotineiras, nós estamos em contato com a microbiologia e, muitas vezes, também nos beneficiamos do conhecimento que as áreas da genômica de microrganismos (bioinformática) têm nos proporcionado”, explica.

Inicialmente, o projeto pautava uma mostra física exposta em locais públicos, mas, devido à pandemia, a solução foi torná-la virtual para alcançar o público. Os interessados podem conferir a exposição artística na PÁGINA DO PPGCV NO FACEBOOK e na da LABiM. É possível, também, conferir a I Mostra Artística de Ciências na galeria de imagens abaixo.

Palavras-chave: I Mostra Artística de Ciências exposição artística microbiologia Bioinformática LABiM UFUContraOCorona