Gestão 2020-2024

Alunos e servidores da UFU escolhem reitor e vice

Devido à pandemia de Covid-19 votação é remota e on-line

Publicado em 16/09/2020 às 21:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A apuração dos votos será realizada no dia 18, a partir das 8 horas (foto: Prefeitura Universitária)

A partir das 10h desta quinta-feira (17/9), alunos, técnicos administrativos e professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão manifestar suas preferências para reitor e vice-reitor para o período 2020-2024. O horário de votação termina às 23h59. Devido à pandemia de Covid-19, pela primeira vez, a consulta eleitoral na universidade será remota e on-line.

Os docentes Dennys Garcia Xavier e Efigenia Aparecida Maciel de Freitas (uFUTURO); Helvécio Damis de Oliveira Cunha e Marineia Crosara de Resende (ComUnidade UFU); e Valder Steffen Júnior e Carlos Henrique Martins da Silva (UFU para Todos e Todas) compõem as três chapas de, respectivamente, reitor e vice-reitor. Estão APTOS A VOTAR 2.027 docentes, 2.952 técnicos administrativos e 29.753 discentes.

A apuração dos votos será realizada no dia 18, a partir das 8 horas, com transmissão ao vivo pelo CANAL da UFU no Youtube. O resultado vai subsidiar a elaboração, pelo Conselho Universitário, das listas tríplices (de reitor e de vice-reitor) que serão enviadas ao Ministério da Educação para nomeação.

Os integrantes da comunidade universitária com e-mail institucional (@ufu.br) ativo receberão, a partir das 7h, uma mensagem com um link para a página do programa Helios Voting ― software de licenciamento livre utilizado para a votação. O e-mail também conterá um identificador e uma senha que são únicos para cada eleitor votar na cabine digital. O programa é auditável e utiliza um sistema de criptografia que garante o sigilo dos votos.

Para escolher o candidato (a partir das 10h), basta clicar no link fornecido e seguir as instruções do programa. Não há a necessidade de instalar nenhum tipo de aplicativo para realizar a votação. No entanto, recomenda-se que o acesso seja feito, preferencialmente, de um computador desktop ou notebook.

O eleitor deverá utilizar, para abrir a cabine virtual de votação, o ID e a senha informados na mensagem enviada pelo e-mail do Helios Voting. Em seguida, o eleitor deverá escolher o candidato, revisar e confirmar a opção escolhida e só então “depositar” seu voto na urna. Uma mensagem confirma se o voto foi depositado com sucesso.

Além disso, o programa fornece, ao final, um código rastreador da cédula. O código — ou número rastreador da cédula — é para que o usuário possa realizar consultas futuras no sistema e verificar se o seu voto foi depositado e devidamente computado no processo eleitoral.

“É importante frisar que esse número não permite a ninguém, nem mesmo ao eleitor, verificar a opção do voto, apenas verificar se o voto foi devidamente registrado no sistema Helios”, frisa Maurício Escarpinati, diretor da Faculdade de Computação da UFU e integrante da Comissão Especial Eleitoral.

Caso ocorra algum problema durante o processo de votação, o integrante da comunidade universitária pode ligar para o número (34) 99820-9509. Para esclarecer dúvidas, a Comissão Especial Eleitoral está disponível pelo e-mail comissaoeleitoral@ufu.br.  Outras informações estão disponíveis no endereço www.consultaeleitoral.ufu.br.

“Até as 9h59 nós esperamos que todos os membros da comunidade já tenham em seus e-mails institucionais suas credenciais de votação para que, a partir das 10h, então, nós iniciemos o primeiro turno da nossa democracia universitária no ano de 2020”, afirma Carlos Monteiro, presidente da Comissão Especial Eleitoral.

Consulta Eleitoral UFU - Gestão 2020-2024

Votantes: Alunos, técnicos administrativos e professores

Procedimento: Remoto e on-line

Informações:

www.consultaeleitoral.ufu.br

suporteeleitor@ufu.br

comissaoeleitoral@ufu.br

Chapas concorrentes:

uFUTURO

Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)

Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

ComUnidade UFU