Gestão

Ato virtual nesta quinta-feira pede revisão do orçamento para Educação e Ciência

Manifestação reúne Andifes e outras 50 entidades e 16 frentes parlamentares

Publicado em 16/09/2020 às 15:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Amanhã, às 18h, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes) irá se unir a outras cerca de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano.

A perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão.O ato acontece por meio do LINK (via Zoom) e com um tuitaço utilizando a hashtag #OrçamentoJustoparaaEducação já a partir das 10h.

Conforme também destaca a Andifes, as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.

“Já vivenciamos um contexto de dificuldades, quando optamos por escolher entre prioridades, em um contínuo esforço para manutenção da qualidade e inclusão de alunos de menor renda, mesmo passando por reduções orçamentárias ao longo dos últimos quatro anos. Esse corte nos limites orçamentários para 2021 tornará a situação insustentável. Logo, nenhuma instituição poderá cumprir suas finalidades de ensino, pesquisa e extensão”, detalhou o presidente da Andifes, Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

De acordo com o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, a perda orçamentária é real. “Precisamos pautar na sociedade e no Congresso Nacional um debate sobre a necessidade de mudança no modelo econômico dos recursos destinados à educação brasileira, além da urgência de emendas parlamentares para as instituições de ensino superior. Todos precisam ter a consciência de que essas perdas previstas podem, de fato, inviabilizar o ensino superior público no próximo ano”, defendeu.

As entidades também usarão da oportunidade desse ato virtual para reafirmar a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.

Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

Dia: Quinta-feira (17/09)

Local: https://bit.ly/3iCLeMW

Palavras-chave: Andifes Associação dirigentes Manifestação ato virtual Orçamento