Pular para o conteúdo principal
Pandemia

Campanha incentiva confiança na ciência

Pesquisadores de diversas partes do país gravam vídeo com recomendações para enfrentamento da Covid-19

Publicado em 14/09/2020 às 18:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

A ciência é nossa maior esperança para o controle da pandemia de Covi-19

Para enfrentar o negacionismo, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou, no dia 13/09, um VÍDEO com depoimentos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, incentivando a confiança no conhecimento científico para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus.

Checagem de informações sobre a Covid-19, isolamento social, uso de máscara, higienização das mãos e a não utilização de medicamentos sem eficácia comprovada para a doença são algumas recomendações científicas reforçadas nas gravações, enviadas por cientistas de várias partes do país.

“Eu confio na ciência! E não saio de casa sem levar meu recipiente de álcool em gel e minha máscara!”, afirma Alexander Kellner, um dos maiores paleontólogos do país. Mais do que uma atitude de proteção individual, a mensagem acentua que é uma ação de “solidariedade”.

Da Amazônia, com pássaros cantando ao fundo, o biólogo Adalberto Val incentiva o uso de máscara para evitar a contaminação. “Eu confio na ciência! Por isso estou de máscara, mesmo aqui na Amazônia, em companhia desses pássaros”.

A bioquímica Daiana Ávila chama a atenção para o uso de medicamento inadequado contra a doença. “Eu confio na ciência! E, portanto, não tomo medicação sem a devida comprovação de que funciona para o tratamento da Covid-19”, diz.

Na campanha, intitulada #EuConfioNaCiência, a ABC destaca que “a ciência foi responsável por grandes conquistas da humanidade, como aumentar a nossa longevidade e facilitar nosso cotidiano. Atualmente, não apenas é nossa maior esperança para o controle da pandemia de Covi-19, como também uma aliada durante o período de isolamento, permitindo que as pessoas se conectem”.

A academia convida as pessoas a também demonstrarem a sua confiança na ciência. A instituição pede que os internautas façam o seu próprio vídeo com a hashtag #EuConfioNaCiência, marquem a @ABCiências e divulguem nas suas redes sociais.

Palavras-chave: campanha Ciência confiança pandemia ABC cientistas

A11y