HC-UFU é padrão ouro no tratamento ao AVC

Prêmio é conferido às unidades que alcançam níveis de qualidade e performance clínica

Publicado em 24/09/2020 às 16:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Shinosaki: 'É uma motivação para as equipes continuar melhorando sempre' (foto: Divulgação/HC)

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (U-AVC/HC-UFU) recebeu a certificação Ouro no Angels Awards. A premiação, ligada à Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares, existe na América Latina desde 2018 e destaca profissionais e hospitais comprometidos com a qualidade do atendimento ao AVC. No Brasil, mais de 300 hospitais participam do programa e no mundo este número é superior a 2.800 instituições.

De acordo com os organizadores, o prêmio é conferido às unidades que alcançam níveis de qualidade e performance clínica na abordagem do AVC agudo, de acordo com indicadores pré-estabelecidos e avaliados por meio de um registro contínuo dos atendimentos.

A neurologista responsável pela U-AVC do HC-UFU, Jullyanna Shinosaki, destaca a importância da premiação como reconhecimento do trabalho e incentivo para a busca constante de excelência no atendimento. “Além de ser um reconhecimento ao nosso trabalho dos últimos anos, que hoje conta com fluxo e indicadores sólidos no atendimento ao AVC, é uma motivação para as equipes continuar melhorando sempre”, afirma.

A U-AVC do HC-UFU foi inaugurada em outubro de 2018, tem cinco leitos e é a única unidade pública na cidade que realiza a trombólise intravenosa, terapia que consiste na dissolução de um trombo intravascular por meio de medicamento endovenoso, utilizada na fase aguda do AVC isquêmico, para restaurar o fluxo sanguíneo cerebral.

Palavras-chave: saúde HC Hospital AVC Prêmio