Pular para o conteúdo principal
Divulgação científica

Pint of Science Brasil começa no dia 8/9

Evento precisou se adequar à realidade da pandemia e terá apresentações virtuais e remotas

Publicado em 04/09/2020 às 18:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

O PINT OF SCIENCE BRASIL — festival internacional de origem britânica que, desde 2013, busca trazer discussões científicas para o ambiente mais leve e descontraído de bares e restaurantes — será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro e inteiramente virtual, com programação local e nacional em 73 cidades de todas as cinco regiões do país.

A programação local acontece o dia todo até às 20h, e a nacional das 20h às 21h30, pelo CANAL do Pint Brasil no Youtube. Em 2020, o evento havia sido previsto para maio, mas em função da pandemia de Covid-19, foi adiado. A cidade de Uberlândia recebe o festival desde 2018, mas pesquisadores da UFU decidiram por cancelar o evento pela falta de garantias sanitárias no município.

Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, coordenadora do Pint of Science Uberlândia, professora e pesquisadora do Instituto de Biotecnologia da UFU, pontua: “Em 2020 realizaríamos a terceira edição do Pint of Science Uberlândia, porém, a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social vieram e nos tiraram da mesa do bar”.

A docente revela que em março o projeto com dezoito palestras em dois bares da cidade já estava aprovado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), mas, com a pandemia, houve mudança de prioridades.

 

A cidade de Uberlândia recebe o festival desde 2018. Na foto, o Pint of Science Uberlândia de 2019 (foto: Marco Cavalcanti)

 

“Em 2021 estou certa de que faremos um evento incrível em Uberlândia e, enquanto isso, gostaria de convidar toda a comunidade UFU para o Pint Brasil Online na semana da Independência, que conta com uma programação super interessante e com a participação de grandes cientistas brasileiros. ‘Investimento ou Morte!’”, recomenda.

No Brasil, o Pint of Science estreou em São Carlos (SP), em 2015, e foi amplamente abraçado por comunidade científica e sociedade, com público crescente em todo o país desde então.

Palavras-chave: Pint of Science Ciência Divulgação Científica Bares pandemia virtual

A11y