Segundo debate da Consulta Eleitoral da UFU será na terça, 15/9

Perguntas a candidatos a reitor já podem ser enviadas para comissaoeleitoral@ufu.br

Publicado em 11/09/2020 às 16:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A escolha, pela comunidade universitária, de reitor e vice-reitor na Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota será no dia 17 de setembro (foto: Marco Cavalcanti)

Na terça-feira, 15 de setembro, será realizado, das 19h às 21h15, o segundo debate entre os candidatos a reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A transmissão será ao vivo, das 19h às 21h15, pela TV Universitária (TVU - canal 4.1), pela Rádio Universitária (107,5 FM) e nas páginas da UFU no YOUTUBE e no FACEBOOK.

A escolha, pela comunidade universitária, de reitor e vice-reitor na Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota será no dia 17 de setembro (entre 10h e 23h59) e, caso seja necessário um segundo turno, no dia 24 do mesmo mês. O resultado vai subsidiar a elaboração das listas tríplices pelo Conselho Universitário (Consun) que serão enviadas ao Ministério da Educação para nomeação dos principais gestores da universidade no período 2020/2024.

O programa será nos mesmos moldes do anterior, realizado no dia 1º de setembro, e terá mediação do jornalista Cezar Honório. O primeiro bloco será destinado a apresentações do processo eleitoral, das regras do debate e das três chapas concorrentes.

No segundo bloco, os candidatos farão perguntas entre si sobre temas livres, com direito a réplica e tréplica. No terceiro, os temas serão sorteados dentre os previamente escolhidos pela Comissão de Ética Eleitoral. As perguntas, sobre temas gerais da universidade e que serão respondidas por qualquer um dos candidatos, já podem ser enviadas para o e-mail comissaoeleitoral@ufu.br.

O quarto bloco terá questionamentos sobre os campi avançados (Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas). As perguntas também já podem ser enviadas para o e-mail comissaoeleitoral@ufu.br. No quinto serão inlcuídas perguntas enviadas, durante os dois primeiros blocos do debate, por internautas nas páginas da UFU no Facebook e no YouTube.

No sexto e último bloco cada candidato fará suas considerações finais. Todas as perguntas serão avaliadas pela Comissão de Ética Eleitoral. Mais informações sobre a consulta eleitoral estão disponíveis na página www.consultaeleitoral.ufu.br.

Três chapas* disputam a preferência de alunos, técnicos administrativos e docentes da UFU:

Chapa: uFUTURO

Reitor: Dennys Garcia Xavier (Instituto de Filosofia)

Vice-reitora: Efigênia Aparecida Maciel de Freitas (Faculdade de Medicina)

Chapa: ComUnidade UFU

Reitor: Helvécio Damis de Oliveira Cunha (Faculdade de Direito)

Vice-reitora: Marineia Crosara de Resende (Instituto de Psicologia)

Chapa: UFU para TODOS e TODAS

Reitor: Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica)

Vice-reitor: Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina)

* Listadas por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a reitor.

Palavras-chave: debate consulta eleitoral TVU RTU Rádio Universitária Candidatos REITOR vice-reitor