ALIMENTAÇÃO

UFU oferece aconselhamento nutricional on-line

Projeto “Um olhar acolhedor para o alimentar-se”, do curso de Nutrição, oferece atendimento individual e em grupo

Publicado em 29/09/2020 às 13:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O início dos atendimentos em grupo está previsto para a segunda quinzena de outubro. (Imagem: Divulgação)

Você está comendo mais durante o período de isolamento? Suas refeições estão saudáveis? Você sente que o isolamento social está afetando sua alimentação? Foi pensando em questões assim que as professoras Cibele Crispim, Geórgia Pena e Marina Rodrigues, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), criaram o projeto “Um olhar acolhedor sobre o alimentar-se”. A iniciativa faz parte do projeto “Proteger-se”, que oferece atendimento terapêutico on-line gratuito para toda a comunidade da UFU.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras juntamente com os estudantes do  Grupo de Pesquisa, Estudo e Prática em Comportamento Alimentar (GEPPCA), do curso de Nutrição da UFU. Desde o início do ano, o grupo vem realizando  atividades e discussões baseadas em uma nutrição acolhedora, gentil, experiencial e não prescritiva. Assim, o projeto surgiu para contemplar demandas alimentares dos indivíduos de dentro e de fora da universidade, durante o período de isolamento social, e propiciar um espaço de ensino-aprendizagem para os integrantes do grupo.

Os atendimentos são baseados na prática Mindful Eating (comer consciente, em português). Essa prática exercita a atenção à experiência envolvida no comer, buscando notar os efeitos da comida nos sentidos e nas sensações físicas e emocionais que ocorrem antes, durante e após a alimentação. As professoras destacam que é importante haver intenção para abertura e partilha, pois os encontros são um espaço prático vivencial.

Pena explica que, a princípio, os atendimentos vão acontecer apenas durante a pandemia, enquanto houver a necessidade de isolamento social. No entanto, não descarta-se a ideia de o projeto ser um protótipo para futuras instalações e programas no curso de Nutrição, com oferta à comunidade em geral.

Atendimentos e inscrições

O projeto “Um olhar acolhedor sobre o alimentar-se” realiza atendimentos gratuitos individuais e de grupo, de acordo com o interesse dos inscritos. O atendimento individual pontual é um encontro inicialmente único, guiado por abordagens nutricionais não prescritivas, com duração prevista para 60 minutos. Excepcionalmente em alguns casos, de acordo com o parecer da nutricionista atendente, ocorrerá o acompanhamento, ou seja, reagendamento para outros encontros, que serão organizados pela própria equipe do projeto.

Já o atendimento em grupo irá acontecer com até 20 participantes, em datas específicas, de acordo com a demanda. A primeira edição do grupo está prevista para iniciar na segunda quinzena de outubro, das 16h30 às 18h, e será realizada em cinco encontros semanais consecutivos.

Os encontros ocorrem de forma remota pela plataforma Mconf, que não exige download nem cadastro. Interessados podem se inscrever pelo e-mail acolhendoocomer@gmail.com, descrevendo o interesse. A equipe do projeto retornará com orientações sobre como proceder.

Caso o participante que já passou por um atendimento individual sinta a necessidade de acolhimento nutricional novamente, o mesmo deve enviar um novo e-mail. Vale ressaltar que há rodízio entre as atendentes, sendo assim, o encontro não necessariamente será agendado com a mesma profissional.

Palavras-chave: Covid 19 acolhimento nutricional Nutrição Um olhar acolhedor para o alimentar-se