Reunião

Conselho institui ações de extensão e assistência estudantil

Entre as deliberações, foi definido programa de esporte e lazer

Publicado em 22/10/2020 às 07:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Agita UFU é um dos eventos esportivos da UFU. (Foto: Marco Cavalcanti/Arquivo)

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Cosex/UFU) discutiu e aprovou, em sua segunda reunião de 2020, realizada nesta quarta-feira (21/10), temas que alavancarão a extensão e a assistência estudantil na instituição.

Entre eles, estão o Programa Institucional de Esporte e Lazer em Extensão e Assistência Estudantil, a Sistematização da Extensão, o Plano de Extensão da Unidade (PEX) e o Programa Institucional de Apoio à Divulgação em Escolas Públicas (Piadep).

“O Programa Institucional de Esporte e Lazer em Extensão e Assistência Estudantil será um marco para o crescimento das ações de extensão e de assistência nesse campo. Essa resolução ajudará na organização das atividades de esporte e lazer na UFU e impulsionará a dinâmica do esporte educativo e integrativo na universidade”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Helder Eterno da Silveira.

A Pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari,  também ressalta a relevância da aprovação do programa pelo Consex. “A gente já tinha uma série de atividades promovidas pela Assistência Estudantil, agora elas estão institucionalizadas. É importante a gente perceber que o esporte atua de forma significativa na melhoria da qualidade de vida dos estudantes, mas também no desempenho acadêmico”, destaca.

Ela cita a pesquisa do perfil dos graduandos, realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que indica a melhoria na saúde mental e bem-estar dos estudantes que praticam alguma modalidade esportiva.

“A gente tem uma pesquisa da Divisão de Esporte e Lazer que indica que grande parte dos estudantes atletas se forma no tempo regular do curso e apresenta notas acima de 80”, reforça a pró-reitora, com dados de outra pesquisa, realizada pela UFU.

Matheus Marques da Costa, aluno de Zootecnia e membro do Diretório Central dos Estudantes, faz referência aos benefícios que o programa trará tanto para alunos e alunas quanto para as 22 Associações Atléticas Acadêmicas, entidades estudantis que tem papel fundamental para as atividades esportivas da universidade.

“É um programa que vem somar ainda mais para nossa universidade. Através dele teremos mais condições de estimular o esporte aliando a comunidade da UFU com a comunidade externa, a fim de promover saúde, lazer e bem-estar”, diz o estudante, que já foi presidente da Atlética Agrárias.

Deliberações

Outro tema aprovado pelo Consex foi a sistematização e organização da Extensão na UFU, que estará alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também foram discutidas e aprovadas as normas de elaboração do Plano de Extensão da Unidade (PEX) que norteará a estruturação da extensão nas Unidades Acadêmicas e Especiais e seus impactos nos Projetos Pedagógicos dos cursos.

Outro ponto de pauta definido pelo conselho foi a criação do Programa Institucional de Acompanhamento Psicopedagógico (Piapsi). Com ele, será promovido o atendimento gratuito a estudantes da educação básica de escolas públicas que apresentam dificuldades nos processos de aprendizagem e escolarização.

O Programa Institucional de Apoio à Divulgação em Escolas Públicas (Piadep) foi outra iniciativa aprovada pelos conselheiros. Ele consiste em atividades de esclarecimento, orientação, acompanhamento e preparação de estudantes da região tendo em vista os sistemas de reserva de vagas dos processos seletivos para estudantes negros e negras.

Por último, o Consex definiu normas que regulamentam a concessão do auxílio financeiro do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) para estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Palavras-chave: extensão consex Conselho Esporte Reunião assistência estudantil