Grupo de Pesquisa da UFU discute comunicação nas redes sociais

Projeto estreou no Instagram no dia 5 de outubro

Publicado em 07/10/2020 às 13:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Proposta é compartilhar com a comunidade diferentes formas culturais, como jornalismo, TV, internet, cinema, literatura, música e moda (Foto: Julia Alvarenga)

Vinculado ao curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Grupo de Pesquisa em Narrativa, Cultura e Temporalidade (Narra) deu início, no dia 5 de outubro, à sua atuação nas redes sociais com o perfil @GRUPONARRA no Instagram. Coordenado pelos professores Nuno Manna e Nicoli Tassis, a proposta é compartilhar com a comunidade diferentes formas culturais, como jornalismo, TV, internet, cinema, literatura, música e moda.

Criado em 2019, o grupo de pesquisa se dedica à investigação da comunicação a partir de estudos da narrativa, da cultura e da temporalidade. O NARRA busca proporcionar um centro de produção intelectual que valoriza a construção coletiva, sendo um espaço de interlocução, formação e ação para estudantes e pesquisadores, fortalecendo vínculos entre academia e sociedade.

Produto do primeiro projeto de extensão do Narra, o perfil no Instagram conta com a participação de estudantes e colaboradores do grupo, dedicando-se a uma atuação como interface digital de comunicação pública da ciência nas redes. Com uma linguagem leve e dinâmica, a proposta é trazer, sob uma perspectiva crítica, um conteúdo que aborda questões como história, gênero, etnia, política, tecnologia, memória e ciência.

A professora Nicoli Tassis comenta sobre a importância de estreitar os vínculos entre a sociedade e a universidade, um dos principais desafios do tripé ensino-pesquisa-extensão. “A proposta central do projeto é promover a circulação e o debate mais amplo das questões estudadas pelo grupo e que estão intimamente ligadas ao cotidiano social. A escolha do Instagram como plataforma para interação se dá, em primeiro lugar, pelo uso crescente desta mídia social no Brasil, se constituindo assim num espaço estratégico para a divulgação da ciência, ainda mais em tempos de distanciamento social”, afirma.

Palavras-chave: Comunicação redes sociais Instagram Grupo de Pesquisa