ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

IgualUFU oferece atendimento pedagógico a estudantes em condições de risco acadêmico

Projeto tem como objetivo a criação de uma rede de apoio aos estudantes cotistas

Publicado em 01/10/2020 às 12:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início, na última semana, ao IgualUFU, novo projeto de atendimento pedagógico a estudantes em risco acadêmico. O projeto tem como objetivo “transformar modos de ser, estar e viver de graduandos cotistas pretos, pardos e indígenas (PPI), disponibilizando atendimento pedagógico aos que estão na condição de risco acadêmico”. Estudantes em situação de risco acadêmico são aqueles com risco de reprovação, jubilamento e evasão da instituição de ensino.

O projeto teve início no dia 22 de setembro e deve continuar até dia 22 de dezembro. Devido ao contexto pandêmico, de isolamento social, as atividades estão sendo realizadas remotamente por meio de salas de conferência online.

Para se inscrever no projeto o discente interessado precisa preencher um formulário descrevendo sua situação acadêmica. Clique aqui e acesse o formulário.

Sustentando na perspectiva pedagógica decolonial, o projeto IgualUFU tem como principal objetivo a criação de uma rede de apoio aos estudantes cotistas, pois acredita que o processo de aprender, estudar e pesquisar não seja natural, e sim, dinâmico. Disponibilizar o ingresso desses estudantes por meio de cotas é essencial, mas também é importante acompanhá-los durante o processo de aprendizagem.

Ainda que a política de cotas venha, gradativamente, aumentando a representatividade de pretos, pardos e indígenas na academia, os dados relacionados à vulnerabilidade acadêmica desse grupo ainda são preocupantes. Entre 2017 de 2020 na Universidade Federal de Uberlândia, quase 30% dos graduandos PPI, assistidos pela Pró-Reitora de Assistência Estudantil (Proae), encontram-se em risco acadêmico.

Para mais informações sobre o projeto, interessados podem entrar em contato diretamente pelos canais de comunicação da Dipae e Proae.

Proae:

E-mail: proae@proae.ufu.br