OUTUBRO ROSA

Série apresenta pesquisas da UFU sobre câncer de mama

Confira, na próxima semana, nos canais de comunicação institucionais

Publicado em 09/10/2020 às 20:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Prédio da Reitoria da UFU, no Campus Santa Mônica, recebe iluminação especial durante o Outubro Rosa (Foto: Alexandre Santos)

Estamos no Outubro Rosa, mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E como a ciência pode ajudar a sociedade a lidar com essa doença? É o que vamos mostrar em uma série de reportagens que serão publicadas ao longo da próxima semana, no portal Comunica UFU e nos perfis oficiais nas redes sociais, sobre trabalhos de cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Falaremos sobre exames, porque uma metodologia desenvolvida na Engenharia Biomédica promete melhorar a qualidade das mamografias, e sobre tratamento, pois até as questões estéticas podem influenciar, e um estudo do curso de Direito esclarece o que deve estar acessível às pacientes. Outra reportagem contará como uma pesquisadora descobriu que o protozoário da doença de Chagas pode conter um fator-chave contra câncer de mama.

A série abordará também o que vem depois da cura. Uma pesquisa do curso de Nutrição, em parceria com outras instituições, aponta os efeitos adversos de medicamentos, dieta inadequada, excesso de peso, entre outros fatores de risco para sobreviventes de câncer de mama.

E vamos falar também sobre o câncer de colo de útero, mostrando um estudo feito por uma enfermeira residente que revelou que 52% das mulheres em Uberlândia desconhecem a relação do exame de Papanicolaou com o rastreamento do câncer de colo de útero.

Você conhece outras pesquisas da UFU sobre câncer de mama e do colo do útero? Gostaria de divulgá-la nos canais de comunicação da universidade? Envie sua sugestão de pauta por aqui: www.comunica.ufu.br/divulgacao

Palavras-chave: Outubro Rosa Câncer de mama câncer de colo de útero Ciência Divulgação Científica