ENSINO

Três cursos da UFU atingem nota máxima na avaliação do MEC

Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Nutrição recebem 5 no Enade

Publicado em 21/10/2020 às 17:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

São 40 questões divididas em duas partes. A primeira trata da Formação Geral e verifica aspectos como perfil ético, envolvimento com os aspectos sociais e direitos humanos, além do rendimento na leitura e na escrita. A segunda parte avalia os Componentes Específicos e os estudantes devem comprovar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e atestar habilidades necessárias ao exercício da profissão.Esta é a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).Os resultados são apresentados em conceitos de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 indicam que o curso avaliado está abaixo das expectativas. Graduações com resultado 3 apresentam desempenho médio e, por sua vez, cursos com conceitos 4 e 5 demonstram performance superior à média dos demais.

Enad na UFU

Dos 24 cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) avaliados nesta edição do Enade, três obtiveram nota 5, que é o conceito máximo do exame que avalia o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação analisados. Os cursos da UFU com a nota máxima foram Engenharia Civil, Engenharia Florestal (Campus Monte Carmelo) e Nutrição. Os demais cursos avaliados e suas respectivas notas estão listados na reportagem UFU tem 17 cursos nota 4 ou 5 no Enade 2019 do portal de noticias da UFU.

Comprometimento e competência: nota 5

Da nota 4, atingida na edição de 2014, do Enade, o curso de Engenharia Civil da UFU obteve, nesta nova edição do exame, a nota máxima 5, que expressa o desempenho de mais de 450 alunos matriculados, o que, de acordo com o coordenador, André Luiz de Oliveira, “é reflexo da estrutura de trabalho e do comprometimento de toda a comunidade da Faculdade de Engenharia Civil, que se empenhou e desenvolveu suas atividades com determinação e competência". Na avaliação do diretor da unidade, Dogmar Antônio de Souza Júnior, é uma conquista dos alunos, técnicos administrativos e professores. “Os resultados obtidos demonstram a excelência do nosso curso que busca uma formação sólida, generalista, humanista, crítica e reflexiva dos nossos alunos”, afirma o diretor. “Somos gratos a todos que participaram desta conquista e de maneira especial, parabenizamos nossos alunos que fizeram o exame e mostraram sua capacidade e conhecimento”, finalizam os gestores.

Primeira turma; primeiro lugar

Com apenas 5 anos de existência, o curso de Engenharia Florestal, implantado em 2015 no campus da UFU em Monte Carmelo, além da nota máxima, obteve também a maior nota bruta padronizada entre todos os cursos de Engenharia Florestal do Brasil. Segundo o coordenador, André Luiz Firmino, apesar das dificuldades de implantação, o comprometimento e a entrega de todos os envolvidos foram fundamentais para que o curso fosse reconhecido nacionalmente e obtivesse o êxito alcançado. Ao agradecer e parabenizar aos (às) discentes, técnicos(as) e docentes pela conquista, Firmino avalia que “Essa nota, nos mostra que estamos no caminho certo para a formação dos nossos futuros profissionais e que continuemos a trabalhar pelo crescimento do nosso curso e da nossa universidade”

Trabalho coletivo e proatividade: 5 no Enade

Vinculado à Faculdade de Medicina (Famed), no campus Umuarama, o curso de Graduação em Nutrição da UFU teve início em 1 de março de 2009 e atinge o ápice da avaliação do MEC, ao receber a nota 5 no Enade. Para a coordenadora, Grazieli Benedetti Pascoal, aspectos como a união do corpo docente, proatividade do colegiado do curso e participação ativa do Núcleo Docente Estruturante nas discussões relativas ao projeto político-pedagógico, responsáveis pela melhoraria das disciplinas e dos conteúdos abordados no curso, são, em grande parte, responsáveis pelo resultado da avaliação.

Pascoal ressalta, também, o fortalecimento da estrutura como a melhoria e criação de laboratórios e o desenvolvimento e as contribuições da pesquisa e da pós-graduação. Na visão da coordenadora, aspecto humano é, de fato o grande diferencial do curso. “Quero agradecer e ressaltar o trabalho dos servidores técnico-administrativos como nutricionistas, engenheiros de alimentos e secretárias e o comprometimento dos estudantes com o curso, o merecimento é deles. O resultado “5” é o reflexo de um bom trabalho executado ao longo dos anos”, destaca a pesquisadora. “Agradeço também à direção da Faculdade de Medicina que tem apoiado muito o curso de Nutrição ao longo desses anos, aumentando o nosso corpo docente o que foi muito importante para o aumento da nossa qualidade”, finaliza Pascoal.

Palavras-chave: ENADE SINAES Engenharia Civil Engenharia Florestal Nutrição UFU