INOVAÇÃO

UFU se mantém entre 20 maiores depositantes de patentes no Brasil

Registros de programas de computador aumentaram no último ano

Publicado em 01/10/2020 às 15:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:52

Exoesqueleto para reabilitação de paraplégicos já gerou patente administrada pela UFU e pela Fapemig (clique na imagem para saber mais)

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) divulgou, nesta semana (28/09), o ranking dos maiores depositantes residentes no Brasil em 2019. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aparece na 19ª colocação entre as instituições que mais registraram pedidos de patentes de invenção e é a 27ª entre as que solicitaram registro de programas de computador.

Em 2019, a UFU depositou 25 pedidos de patentes de invenção. No ano anterior, foram 27 pedidos, que garantiram a 15ª posição no ranking. Os registros de programas de computador aumentaram: passaram de 11, em 2018, quando a UFU ficou na 37ª colocação, para 15, em 2019, elevando a posição da universidade para 27ª no ranking nacional e terceira em Minas Gerais.

A UFU ocupa o terceiro lugar entre as instituições mineiras que mais registram patentes. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lidera os pedidos no estado, mas caiu no ranking nacional da terceira para a quarta colocação. A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) subiu da 41ª posição, em 2018, para a 15ª, em 2019.

Entre as 20 maiores depositantes, 17 são universidades públicas. As outras são Petrobras, CNH Industrial Brasil e Robert Bosch. Pelo segundo ano consecutivo, o estado da Paraíba se destacou no ranking nacional de patentes de invenção: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ficou em primeiro lugar, com 100 pedidos, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 90 pedidos. Os rankings completos de 2019 e 2018 estão disponíveis na PÁGINA DE ESTATÍSTICAS DO INPI.

Na UFU, a Agência Intelecto, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), é responsável pela gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia. O diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia, Thiago Paluma, avalia que a posição da UFU no ranking é de destaque nacional.

"Importante ressaltar que fazemos um importante trabalho de incentivo e acompanhamento de parcerias entre a UFU e outras instituições, para o desenvolvimento de inovações, o que tem proporcionado bons resultados como o desse ranking, além de sólidas parcerias", afirma Paluma.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: patente inovação tecnologia Ciência