CIVILIDADE

Nota de repúdio

Nota oficial sobre racistas contra estudantes negros e negras de nossa instituição

Publicado em 25/11/2020 às 11:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

NOTA DE REPÚDIO

A Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia vem a público expressar sua preocupação com atos racistas contra estudantes negros e negras de nossa Instituição. O racismo e a injúria racial são crimes previstos por lei e devem ser punidos com rigor exemplar.A UFU, como entidade educacional, atua na promoção da igualdade, da liberdade de expressão, do direito a todos e a todas sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa e origem social.Deste modo, repudia qualquer ação discriminatória, especialmente acompanhada de qualquer tipo de violência e, neste particular, considera que os atos racistas e de injúrias raciais praticados dentro ou fora da Instituição são uma afronta aos direitos humanos fundamentais, uma ameaça à vida e um ataque à liberdade.Infelizmente fatos lamentáveis de agressão ocorreram com nosso aluno de graduação, Samuel Bonifácio, no dia 24 de novembro de 2020, clamando por investigação do ocorrido e punição dos responsáveis.A UFU ressalta que é inadmissível qualquer situação que viole os direitos humanos e reafirma que a intolerância, a discriminação e o preconceito precisam ser repudiados e combatidos em nossa sociedade.Assim, a Instituição se soma às muitas vozes que gritam pela busca da paz e da igualdade, pois, como afirma o professor e antropólogo brasileiro-congolês Kabengele Munanga: “a luta pela liberdade não tem preço”.Seguiremos firmes na defesa da vida, da igualdade e da luta contra o racismo e a injúria racial.

Universidade Federal de Uberlândia

Reitoria

Palavras-chave: racismo injúria discriminação crime UFU