Novo ranking

UFU lidera número de docentes doutores na classificação do QS Latin America University Rankings 2020

Divulgado nesta quarta-feira, ranking regional também inclui a Universidade Federal de Uberlândia na faixa das 29% melhores instituições de ensino superior latino-americanas

Publicado em 11/11/2020 às 09:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

O QS Latin America University Rankings é um ranking regional que classifica as instituições de ensino superior latino-americanas a partir das oito métricas que mantém os indicadores-chave do QS World University Rankings, mas são customizadas para retratar as universidades de cada região. Os indicadores para esta classificação regional são: citações por artigos, citações por corpo docente, impacto na web, reputação acadêmica, reputação do empregador, proporção entre estudantes e docentes, rede internacional de pesquisa e docentes com PhD.

A nova classificação deste ranking foi divulgada na manhã desta quarta-feira (11/11) e trouxe dados bastante positivos para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que obteve a primeira colocação na avaliação do número de docentes com doutorado, dentre as 410 instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. Outro resultado expressivo foi a permanência da UFU na faixa das top 29% instituições de ensino superior latino-americanas. Esta posição se mantém desde a edição de 2016.

ACESSE OS DADOS REFERENTES À UFU

ACESSE O RANKING COMPLETO

Titular da Diretoria de Relações Internacionais e Internacionais e Interinstitucionais (DRII) e presidente da Comissão de Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Rankings Universitários Internacionais, o professor Waldenor Barros Moraes Filho comenta que “este resultado reflete o compromisso assumido historicamente pela Universidade Federal de Uberlândia com a qualificação de seu corpo docente”.

Moraes Filho entende que o simples ingresso em rankings internacionais que avaliam a qualidade de universidades deve ser comemorado institucionalmente, porém não pode gerar comodismo. “Esse é apenas um primeiro passo, pois essas avaliações usam metodologias distintas e recorrem a um conjunto de indicadores que também variam entre as versões, e que nos apontam para os pontos fortes que emergem dos dados. Ao mesmo tempo, essas análises nos auxiliam a identificar os aspectos que demandam mais investimento coletivo”, pondera.

Outros indicadores

A UFU também aumentou sua pontuação em nível doméstico, apresentando um índice 9,8% maior do que a média para universidades brasileiras – e subindo um décimo percentual, em comparação com os 9,7% da última edição. O diretor da DRII ressalta que as menções à universidade nesse e em outros rankings se devem ao compromisso assumido pela gestão ao instituir a Comissão de Rankings: “Este grupo tem se desdobrado para conseguir levantar informações ou organizar dados existentes e cadastrá-los adequadamente nos diversos sistemas dessas avaliações. Portanto, cabe nosso agradecimento especial aos membros da comissão, que priorizaram esta ação, dentre tantos outros compromissos que todos possuem.”

Finalizando, ele conclama a participação de toda a comunidade acadêmica para que as avalições se mantenham positivas e venham a continuar melhorando. “Um passo necessário ainda a ser dado para a obtenção desses objetos envolverá o esforço conjunto. É fundamental que nossos pesquisadores – sejam docentes ou discentes – produzam cada vez mais em contextos internacionais, participem de grupos de pesquisa em rede, ampliem os relacionamentos externos e nos auxiliem na coleta de dados pertinentes e, especialmente, na divulgação da UFU em seus contatos no exterior. Indicadores como ‘reputação acadêmica’ e ‘reputação da universidade entre empresários’ estão diretamente associados aos contatos que nossa comunidade mantém extramuros”, salienta.

Ainda conforme Moraes Filho, apesar de a UFU possuir um enorme contingente de ex-alunos líderes e gestores no Brasil e no exterior, esses egressos precisam ser sensibilizados para aceitar os convites dos rankings, entrar nos sistemas dos mesmos e ali registrar o que pensam da universidade: “Em outras palavras, as avaliações não se baseiam apenas em parâmetros acadêmicos e outros objetivos mensuráveis, mas consideram, de maneira bastante significativa, a visão que nossos ex-alunos e parceiros têm sobre a instituição. Por isso, temos que pensar nesses rankings como ação de interesse coletivo, em constante movimento. Cada um de nós que conseguir ativar um contato que possa relatar sua relação com a UFU estará se somando a esse esforço de contribuir para uma maior visibilidade da universidade no contexto internacional.”