30/12/2020 - 11:46 - Atualizado em 30/12/2020 - 12:32
Equipe Tucano, da UFU, consegue 5º lugar em competição nacional
Disputa é realizada anualmente entre estudantes de engenharia de todo o país, que devem projetar, construir e testar os próprios aviões
Gabriel Caixeta

O Projeto Athena, desenvolvido pela Equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), obteve a quinta posição na competição "SAE BRASIL AeroDesign", organizada pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). A disputa, realizada neste mês de dezembro, envolve estudantes de engenharia e cursos ligados à automação de todo o país e tem o objetivo de avaliar os aviões projetados, construídos e testados pelas equipes universitárias. Esta edição contou com a participação de 60 equipes.

Equipe da UFU participa da competição organizada pela SAE desde 2001, sendo campeão nacional em 2010

A competição é realizada anualmente e tem como critérios o projeto e o voo dos aviões, que é realizado no aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Para a avaliação, a disputa conta com a participação de engenheiros atuantes do setor aeronáutico em empresas, como a Embraer. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, foi considerado apenas o projeto das equipes - confira, no YOUTUBE, o vídeo que foi enviado pela representante da Universidade Federal de Uberlândia.

Esforços recompensados

Segundo Lucas Otaviano, diretor presidente da Tucano e aluno do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU, a experiência de construir o Projeto Athena foi importante para todos os membros da equipe. "Com todos os obstáculos impostos por este ano, precisamos nos unir mais que nunca. Aplicamos o conhecimento aprendido dentro das salas de aula, a experiência desses quase 20 anos de equipe e inovamos, em uma busca constante pela evolução. Sem dúvida alguma, o projeto foi uma experiência ímpar na vida de cada um dos membros do nosso time", comenta.

A Tucano, que faz parte do projeto de extensão da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), participa do evento organizado pela SAE desde 2001. A equipe foi campeã nacional em 2010, além de ter conseguido a segunda e terceira colocação mundial - respectivamente, nos anos de 2006 e 2011.