FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

13/12/2020 - 16:34 - Atualizado em 14/12/2020 - 08:13
Livro sobre corporeidades e estesia é lançado por professora da UFU
Obra é distribuída gratuitamente e voltada para professores de todas as áreas
Gabriel Caixeta

corporeidades e estesia nos processos de ensino- aprendizagem"

O livro 'CORPO (sentido): corporeidades e estesia nos processos de ensino-aprendizagem' foi escrito como um convite para professores e educadores de todas as áreas. (Imagem: Divulgação)

Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), Luciana Mourão Arslan lançou recentemente a obra “CORPO (sentido): corporeidades e estesia nos processos de ensino- aprendizagem”. O livro é distribuído gratuitamente pela plataforma REGÊNCIA E ARTE e é destinado para professores de todas as áreas.

O trabalho faz uma reflexão sobre a corporeidade nas práticas educativas e a ação que as instituições de ensino devem ter nas relações corporais-somáticas e a estesia, que é a educação dos sentidos. A autora explica a importância do estudo da corporeidade para os docentes das diferentes áreas: “Um professor pode melhorar e aperfeiçoar sua prática docente por meio da reflexão corporal-somática, do cuidado de si e da atenção à experiência estética que ocorre na sala de aula. Apresento procedimentos e reflexões que, embora sejam advindos da dança e da filosofia, podem ser úteis às distintas áreas do conhecimento."

corporeidades e estesia nos processos de ensino- aprendizagem

Obra apresenta um caminho percorrido através de uma autoanálise corporal-somática. (Imagem: Divulgação)

Currículo

Luciana Arslan trabalha na UFU, onde é professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Artes do Iarte. É autora de livros publicados pela Editora Moderna e Thomson Learning. Formada em Artes Visuais, fez mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com seis meses de mobilidade na Universitat de Barcelona/bolsa Santander. Também realizou pesquisa pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na Florida Atlantic University, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tem concentrado seus estudos na área da Somaestética.

O livro está disponível NESTE LINK.