Pular para o conteúdo principal
Retrospectiva

O ano em que estivemos mais distantes, e unidos!

Confira como a equipe de gestão e a comunidade acadêmica da UFU se mantiveram ativas e coesas, mesmo diante de todos os desafios e das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19

Publicado em 30/12/2020 às 23:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Por conta da pandemia de Covid-19, a UFU realizou sua primeira formatura remota. (Foto: Alexandre Costa)

Muito pode se falar sobre 2020 e agora, quando ele está chegando ao fim, podemos defini-lo como “o ano da ciência”. Ansioso por respostas e soluções para as várias crises – de saúde, econômica, social e políticas – causadas pela rápida proliferação do novo coronavírus, o mundo teve os olhos voltados para o trabalho dos pesquisadores, sendo que muitos deles redirecionaram seus estudos para os vários aspectos relacionados à pandemia da Covid-19 e o enfrentamento à doença.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) não foi diferente. É o que provam as diversas postagens realizadas na editoria de Ciência do portal Comunica UFU, cujos títulos continham as palavras “coronavírus” ou “Covid-19”. Todas as medidas adotadas levaram em consideração as recomendações dos órgãos de saúde e os debates entre os membros do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU, criado pela Portaria nº 305, de 13 de março de 2020. Este grupo elaborou um Relatório de Ações Estratégicas, um Relatório de Ações de Transição e um Protocolo de Biossegurança para orientar o retorno das atividades institucionais com garantia de segurança sanitária – documentos que foram divulgados, respectivamente, nos meses de maio, junho e outubro.

 

Pesquisadores redirecionaram seus estudos para as questões relacionadas à Covid-19. (Foto: Matheus Gomes)

 

Outros destaques na universidade neste ano foram a tecnologia e o empreendedorismo. Registramos 49 programas de computador no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) promoveu o 1º Curso de Ideação, voltado para potenciais empreendedores que buscam ampliação na capacidade de criar novos negócios em diferentes contextos. As pesquisas não pararam: foram defendidas 264 teses de doutorado, 561 dissertações de mestrado acadêmico e 71 dissertações ou produtos de mestrado profissional [até 2 de dezembro].

 

Finanças, infraestrutura e pessoal

Mesmo com as dificuldades orçamentárias agravadas por conta da pandemia – que, inclusive, impediram a execução em diversas rubricas das Unidades Acadêmicas, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) conseguiu alterar a disponibilização de recursos para aquisição de bens no catálogo da universidade. “Esta alteração corresponde ao repasse de 100% do orçamento de investimentos de toda a UFU para as Unidades Acadêmicas no ano de 2020”, esclarece o pró-reitor Darizon Alves de Andrade, acrescentando que outras conquistas marcantes para a instituição foram as realizações do edital e de uma licitação bem sucedida para a retomada da obra de expansão do Hospital de Clínicas (HC/UFU), que deve ocorrer no próximo mês de janeiro e cujo orçamento ultrapassa R$ 111 milhões.

 

Reorganização do orçamento da universidade foi bem sucedida em 2020. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Em termos de melhorias de infraestrutura, a Prefeitura Universitária (Prefe/UFU) conseguiu viabilizar a inauguração parcial do Bloco de Laboratórios 1JCP no Campus Pontal, em Ituiutaba. Com área construída de 7.755.25 m², o espaço também é dotado de sala de docentes, auditório praça externa, rampas, escadas e estacionamento.

Dentre as ações de sustentabilidade empreendidas pela instituição ao longo de 2020, merece menção especial o Projeto de Eficiência Energética que foi implementado nos campi Educação Física e Umuarama – ambos localizados em Uberlândia. Este foi um dos temas abordados em entrevista concedida ao Comunica UFU pelo diretor de  Sustentabilidade da UFU, Nelson Barbosa Júnior.

Em relação ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos seus docentes e técnicos administrativos, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) aponta que a agenda de cursos de capacitação oferecidos pela Divisão de Capacitação de Pessoal (Dicap) foi amplamente alterada no exercício de 2020. “Os cursos foram cancelados ou replanejados para que pudessem ser oferecidos no formato a distância. Também houve outros cursos que foram pensados para atender à demanda emergencial da Universidade Federal de Uberlândia, sobretudo para a execução das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE). Com isso, houve a capacitação de um grande número de servidores em tempo reduzido”, comenta o pró-reitor Marcio Magno Costa.

 

Evento remoto de encerramento da Semana do Servidor Público. (Foto: Reprodução)

 

Ainda de acordo com ele, o reconhecimento da importância dos servidores para que a UFU continuasse desenvolvendo bem as suas atividades mesmo durante este momento de pandemia foi evidenciado no final do mês de outubro, quando foi promovida – juntamente com outras oito universidades da região Sudeste – a Semana do Servidor Público 2020. Em formato totalmente remoto, o evento teve o tema central “Transformando o trabalho e fortalecendo vínculos”.

 

Extensão e Cultura

Apesar de todas as adversidades enfrentadas, 2020 foi um ano “pujante” para a extensão e “abrangeu várias atividades, inclusive voltadas para a discussão da Covid”. Esta é a análise do professor Hélder Eterno da Silveira, titular da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU). Ele postou uma mensagem especial de fim de ano no perfil da Proexc no Instagram.

Os números dão base para a avaliação positiva do pró-reitor. Ao todo, foram registradas 1.944 atividades no Sistema de Registro da Extensão, dentre as quais: 501 projetos, 111 programas, 281 cursos, 900 eventos, 62 publicações e 89 prestações de serviços. “Alcançamos mais de 2 milhões de pessoas com as atividades de extensão e cultura, mostrando que a UFU se manteve ativa e voltada para o cumprimento de seu compromisso estatutário e constitucional”, destaca Silveira.

 

Festival de Cultura #UFUemCasa apresentou projetos artísticos que utilizaram as redes sociais

 

A Proexc também lançou um edital para apoio às ações de extensão no Hospital de Clínicas para o enfrentamento à pandemia e inaugurou a Rede de Extensão, idealizada para congregar os programas institucionais. Já o Festival de Cultura #UFUemCasa selecionou vários projetos artísticos que utilizaram as redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube – para espraiar as artes e a cultura.

Ainda neste campo artístico-cultural também merecem menções nesta retrospectiva: a edição especial do "Arte na Praça", on-line; o evento UFU contra o Racismo; o debate sobre a Conjuntura e os desafios das lutas indígenas no Brasil e a reinvenção do Coral da UFU, que também produziu diversas apresentações para serem exibidas virtualmente â comunidade.

 

Graduação

Com a decisão pela suspensão das aulas presenciais e atividades acadêmicas a partir do dia 18 de março e o posterior início das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), em agosto, foi grande a preocupação da Universidade Federal de Uberlândia com a preparação de seu corpo docente para esta nova modalidade de ensino. Neste sentido, o Programa Virtual de Formação (Provifor) teve papel fundamental, promovendo uma grande variedade de lives em seu canal no YouTube e, por fim, entre os dias 8 e 11 de dezembro, o seu primeiro seminário, cujo título foi “Educação, Tecnologias e Metodologias para o Ensino Remoto Emergencial”.

Também neste último mês do ano, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), realizou a aplicação das provas do Vestibular 2020/2 – que estavam originalmente marcadas para os meses de abril e junho. Este vestibular somente foi possível graças a um grande esforço logístico e, sobretudo, aos novos protocolos que foram adotados para resguardar a saúde dos vestibulandos e dos colaboradores. Ao todo, foram utilizados 53 locais de aplicação deste processo seletivo, nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, e ainda em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

Alguns lutando para ingressar, outros encerrando o ciclo. No dia 12 de novembro, a UFU realizou a Solenidade Oficial de Conclusão de Curso e Encerramento do 1º Período Especial de 2020. Por causa da necessidade de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia foi transmitida, pela primeira vez, pela internet, no Canal da UFU no YouTube. Os 237 formandos dos campi de Uberlândia, Monte Carmelo, Ituiutaba e Patos de Minas estiveram remotamente no evento em quatro salas de videoconferência diferentes e pelo streaming puderam conferir a apresentação cultural de abertura da solenidade.

 

Novos protocolos foram adotados para resguardar a saúde dos vestibulandos e dos colaboradores. (Foto: Diélen Borges)

 

Outro fato que pode ser listado como mais um marco importante para a UFU neste ano de 2020 é a inserção de atividades curriculares de extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), cumprindo o que foi estipulado pela Resolução 13/2019 do Conselho de Graduação (Congrad/UFU). “Este regulamento da UFU foi fundamentado numa lei federal. A Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014/Plano Nacional de Educação (PNE) deu origem a uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) determinando que os cursos de graduação do país inteiro reorganizassem os seus projetos pedagógicos, de tal maneira que seja inserida nos mesmos uma carga horária mínima de 10% de atividades curriculares de extensão. O prazo final para este processo é dezembro de 2021, mas, ao longo de 2020, alguns cursos de graduação da UFU já começaram a reformular os seus currículos para atender a esta nova exigência – como foram os casos de Odontologia e de Engenharia Ambiental e Sanitária”, informa o diretor de Ensino, professor Guilherme Saramago de Oliveira. Ele relata, ainda, que, dos 90 cursos de graduação da UFU, cerca de 15% estão tendo seus novos projetos pedagógicos em fase de tramitação na Prograd, enquanto os demais estão em fase de análise nos colegiados e nos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos.

 

Assistência Estudantil

O último tópico desta retrospectiva está longe de ser o menos importante. Muito pelo contrário, conforme sublinha a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari: “Não existem dúvidas; este foi o ano da assistência estudantil! Que pode apresentar para a comunidade universitária como são fundamentais suas ações na garantia de atendimentos aos diversos segmentos sociais da nossa sociedade, já que, por meio das políticas públicas de inclusão social, é um importante mecanismo do estado brasileiro para reduzir as desigualdades sociais, promovendo justiça social e a equidade de oportunidades de acesso e permanência no ensino superior público, gratuito e de qualidade.”A gestora da Proae considera que “a UFU está mais plural e diversa”. De acordo com ela, este fato impõe a necessidade de um olhar diferenciado para as ações afirmativas, de inclusão social e de conhecimentos. “Neste ano, como atividade excepcional para a implementação do ensino remoto e o enfrentamento à Covid-19, foi criado o Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital para atendimento aos estudantes em vulnerabilidade econômica, seja da graduação, pós-graduação, ensino técnico e educação básica. Foram realizados 2.146 benefícios, por meio do investimento de R$ 927.180,00 para a aquisição de equipamentos e/ou acesso à internet. A UFU também fez a adesão ao projeto ‘Alunos Conectados’, do MEC, e um convênio com o Grupo Santander para fornecimento de chips para acesso dos estudantes aos dados móveis”, enumera Calderari.

Também nesta área de assistência estudantil, a Universidade Federal de Uberlândia garantiu a continuidade dos benefícios diretos em diversas áreas, tais como: moradia, alimentação, acessibilidade, creche e ações diversas na atenção à saúde, no esporte e lazer, no apoio pedagógico e no combate às discriminações de gênero, de diversidade sexual e étnico-raciais, totalizando um investimento superior a R$ 9 milhões, distribuídos em 25.126 benefícios diretos aos estudantes.

Em termos de infraestrutura, o esporte universitário foi protagonista, com algumas conquistas que eram reivindicações antigas dos estudantes/atletas: foram licitadas as obras para construção de campo de futebol e quadra poliesportiva nos campi Pontal e Monte Carmelo, além da nova cobertura da piscina do Campus Educação Física; houve contratação de apoio técnico para a regularização dos grupos de treinamentos e academias universitárias, tanto em Uberlândia, como nos campi avançados; bem como a institucionalização da área, obtida por meio da aprovação do Programa de Esporte e Lazer em Extensão e Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia.

“Outra grande realização é que está tudo pronto para o início da oferta de refeições no Restaurante Universitário do Campus Monte Carmelo. Também podemos citar a transformação do entorno do RU Santa Mônica, onde criamos no antigo ‘Jambolão’ um espaço de convivência e promovemos melhorias de acessibilidade. Com relação aos demais RUs, não podemos deixar de citar a unidade do Campus Glória, criada e já ampliada. E uma última novidade – literalmente, ‘mais fresquinha’ – de 2020: a demanda histórica de climatização do RU Umuarama, já pronta para proporcionar mais conforto aos nossos estudantes e demais frequentadores do local”, revela a pró-reitora.

 

Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital atendeu a estudantes em vulnerabilidade econômica

 

Elaine Calderari salienta que os esforços de toda a equipe da Proae e seus parceiros foram no sentido de possibilitar a inserção dos estudantes da UFU na nova rotina e na reinvenção do seu cotidiano, por meio de eventos e ações psicoeducativas, pedagógicas, esportivas, culturais e de promoção das igualdades. “Assim, foram criados torneios, cartilhas, oficinas, cursos, lives, vídeos e atendimentos individuais de forma remota, para garantir o incentivo ao esporte, a alimentação saudável, o planejamento e preparação de estudos, a estimulação cognitiva, o combate aos assédios virtuais e preconceitos, entre outras ações, que, ao serem realizadas junto às atividades acadêmicas remotas, pudessem garantir a proteção da nossa comunidade e favorecer a qualidade de vida, ainda que em tempos de pandemia”, narra.

Concluindo, ela também afirma que o trabalho da Proae buscou o fortalecimento do apoio psicossocial bem como a atenção às saúdes mental e física como medidas fundamentais na garantia do bem-estar da comunidade universitária: “Realizamos isso, por meio de um projeto inovador, denominado ‘Proteger-se’, que conta com a parceria de diversos setores e profissionais da UFU e de outras instituições para os atendimentos terapêuticos on-line. Até este momento [em 30 de dezembro], foram totalizados 3.479 atendimentos para o apoio/auxílio aos nossos estudantes, profissionais da área de saúde e comunidades interna e externa. Desta forma, (re)estabelecemos as prioridades e metas para garantirmos a permanência e a conclusão dos nossos discentes, contribuindo para uma universidade inclusiva e democrática.”

 

Reitor reeleito

À frente da Reitoria desde dezembro de 2016, o professor Valder Steffen Júnior foi avalizado pela comunidade acadêmica da UFU para seguir no cargo por mais quatro anos. Desta vez tendo como parceiro de chapa o professor Carlos Henrique Martins da Silva (da Faculdade de Medicina), Steffen foi o candidato a reitor mais votado na consulta eleitoral eletrônica e remota, ocorrida no dia 17/09. Posteriomente, em 07/10, os membros do Conselho Universitário (Consun) se reuniram virtualmente e os nomes dos dois candidatos da "UFU para Todos e Todas" foram confirmados encabeçando as listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor enviadas pela UFU ao Ministério da Educação (MEC).

 

Chapa UFU para Todos e Todas conquistou 63,8% dos votos e Valder Steffen (à esquerda) foi reeleito, em primeiro turno, para seguir como reitor da UFU até 2024. (Foto: Divulgação)

 

E assim fechamos 2020. Que tenhamos um ano repleto de boas notícias para a Universidade Federal de Uberlândia em 2021. A equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) estará sempre a postos para divulgá-las!

 

>>> Leia tambén:

Palavras-chave: retrospectiva UFU 2020 UFUContraOCorona

A11y