Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

10/12/2020 - 16:16 - Atualizado em 14/12/2020 - 20:12
Pesquisa da UFU é premiada pelo Google
Estudo na área da computação foi selecionado na categoria de Covid-19
Por: 
Julia Alvarenga

Foto: Freepik

 

Uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCO/UFU) foi premiada pelo LATIN AMERICAN RESEARCH AWARDS (LARA) do Google. O estudo "Deep learning em espectroscopia molecular por saliva: um teste sustentável, rápido e não-invasivo para diagnóstico de Covid-19", do aluno de mestrado Anísio dos Santos Júnior, sob orientação do professor Murillo Carneiro, foi um dos vencedores na categoria criada neste ano para premiar pesquisas relacionadas ao novo coronavírus.

 

Professor Murillo Carneiro (à esquerda) e o aluno de mestrado Anísio dos Santos Júnior (à direita). Foto: Arquivo dos pesquisadores

 

“Nossa proposta consiste em investigar e desenvolver métodos de deep learning para aprender representações robustas de espectros infravermelhos de amostras de saliva, com aplicação para o diagnóstico do Covid-19”, afirma Carneiro.

Deep learning, de acordo com o professor, é uma área voltada para o desenvolvimento de algoritmos capazes de aprender caracterizações de alto nível, normalmente a partir de múltiplas camadas de processamento dos dados.

A premiação do Google atribui 500 mil dólares por ano para pesquisas de mestrado e doutorado da América Latina. No caso de mestrado, o aluno e o professor recebem uma bolsa mensal de, respectivamente, 750 e 675 dólares.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal