Veja como foi o primeiro dia de provas do Vestibular UFU 2020-2

Faltaram aproximadamente 39% dos candidatos; todos que compareceram atenderam às medidas de segurança

Publicado em 19/12/2020 às 18:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Na entrada do Campus Santa Mônica foi instalado Equipamento Móvel Higienizador de Mãos (Foto: Diélen Borges)

Quando os portões foram abertos neste sábado (19/12), às 12h15, para o primeiro dia do Vestibular UFU 2020-2, ouviam-se vários candidatos despedindo-se uns dos outros com um "boa prova", mas sem abraço. Esse é o primeiro processo seletivo da história em que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) precisou se preparar para receber milhares de candidatos durante uma pandemia, garantindo o cumprimento das recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e dos demais órgãos de saúde e vigilância sanitária. Para prevenir a Covid-19, foram feitas mudanças nas datas, nas regras e no formato das provas.

Compareceram aos 53 locais de aplicação do processo seletivo, nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, e ainda em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP), aproximadamente 61% dos 25.724 candidatos inscritos (ou seja, 39% não fizeram as provas). O índice é maior que nos anos anteriores: em 2019, por exemplo, foram 12,36% de faltosos.

Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Helder Eterno; pró-reitor de Graduação, Armindo Quilici; diretora de Processos Seletivos, Maura Rocha; reitor da UFU, Valder Steffen Júnior; e pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari, visitaram locais de prova (Foto: Arquivo pessoal)

Os candidatos e os colaboradores tiveram que utilizar máscaras de proteção individual e respeitar a distância segura de aproximadamente dois metros entre cada pessoa, durante todo o período em que estiveram nas dependências dos locais de aplicação das provas, além de outras instruções que foram previamente detalhadas.

"Minha mãe queria que eu trouxesse um garrafão de água", contava uma candidata à amiga, enquanto aguardavam na frente do Bloco 3D, no Campus Santa Mônica. Afinal, a UFU informou que os bebedouros estariam interditados. A filha preferiu garrafinhas - transparentes, conforme a orientação. Na entrada dos prédios, listras amarelas no piso sinalizavam os lugares onde cada um deveria aguardar até ter sua temperatura medida pelos fiscais.

"O primeiro dia de prova transcorreu normalmente. Nenhum candidato foi eliminado devido a temperatura acima do previsto em edital. Os candidatos obedeceram às medidas de segurança referentes à Covid-19 e às normas previstas em edital", avalia a diretora de Processos Seletivos, Maura Rocha.

Neste primeiro dia, os candidatos fizeram a Prova Objetiva, com oito questões de cada disciplina: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Neste domingo (20/12), os candidatos voltam aos locais de provas para fazerem as Questões Discursivas, que serão duas por disciplina, além da Redação.

Palavras-chave: Vestibular 2020-2 ingresso graduação