Pular para o conteúdo principal
Graduação

Vestibular da UFU acontece neste fim de semana

Provas ocorrem em fase única, nos próximos dias 19 e 20, em Uberlândia e outras seis cidades. Várias medidas estão sendo adotadas visando à saúde e à segurança dos mais de 25 mil candidatos e dos colaboradores envolvidos no certame

Publicado em 16/12/2020 às 07:21 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Formato do vestibular foi reformulado neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Uberlândia (Dirps/UFU) realiza, nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20 de dezembro, o Vestibular 2020/2. Neste certame, a universidade registrou 25.724 inscritos, concorrendo a um total de 1.654 vagas, distribuídas entre 48 opções de cursos de graduação. Devido às orientações para prevenção da Covid-19, estes candidatos e todos os colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção individual durante todo o tempo em que estiverem nas dependências dos locais de aplicação das provas e respeitar a distância segura de 1,5 metro a 2 metros.

As provas do vestibular, segundo o pró-reitor de Graduação da UFU, professor Armindo Quillici Neto, foram remarcadas para atender a demanda existente e assegurar a segurança de todos, adotando diversas medidas de prevenção aos riscos de contágio pelo novo coronavírus. “A proposição para que acontecesse uma nova forma de aplicação deste vestibular - que estava originalmente agendado para os meses de abril e junho - veio no sentido de dar oportunidades àqueles candidatos que estavam na espera de seu ingresso na universidade”, afirma.

Já a diretora da Dirps, professora Maura Rocha, destaca que outra grande mudança, além das medidas de segurança, é o formato. O vestibular será executado em fase única, de caráter classificatório e eliminatório, com questões de múltipla escolha, questões discursivas e uma prova de redação. “Em vez de duas fases, em dois finais de semana, será apenas uma fase, em um final de semana”, reitera.

 

Ampla mobilização

Além das cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, as provas também serão aplicadas em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Em Uberlândia, 28 prédios receberão os vestibulandos, sendo 17 dentro dos campi da UFU e 11 em instituições parceiras. Nos demais municípios, serão mais 25 locais mobilizados, sendo sete dentro de unidades da UFU e os outros 18 em instituições parceiras. Recomenda-se a consulta prévia da ficha do candidato, na qual é informado o local exato em que cada inscrito deverá comparecer para realizar sua prova. Este documento pode ser acessado, desde a última sexta-feira (11/12), no PORTAL DA DIRPS.

Os portões serão abertos às 12h15 e o fechamento deles ocorrerá, impreterivelmente, às 13h, mesmo horário de início das provas. O término das provas está previsto para 18h30. O candidato deverá levar obrigatoriamente, além de máscaras, um documento oficial de identificação com foto, a Ficha do Candidato e uma caneta esferográfica na cor azul, com corpo transparente.

A avaliação será composta de oito questões objetivas para cada disciplina no primeiro dia de prova; duas questões discursivas para cada disciplina no segundo dia de prova e redação com duas propostas temáticas. Durante os meses de janeiro e fevereiro, serão feitas as correções, com previsão de divulgação do resultado no dia 12 de fevereiro.

Candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com, pelo menos, 45 minutos de antecedência. (Foto: Marco Cavalcanti)

 

Prevenção à Covid-19

A aplicação do vestibular seguirá todas as indicações e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério de Saúde (MS) e dos demais órgãos de saúde e vigilância sanitária, como também do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU. Por conta das medidas de segurança, foi necessário duplicar a quantidade de colaboradores. Como os bebedouros estarão interditados, a recomendação é de que todos levem água em recipientes com embalagem transparente e sem rótulo.

Armindo Quillici Neto ressalta a necessidade de os vestibulandos seguirem o protocolo de segurança para que evitem tanto a transmissão da Covid-19 quanto a possibilidade de eliminação automática por descumprimento das medidas. “O candidato deverá comparecer ao local de aplicação usando máscara cobrindo boca e nariz. Será preciso, ainda, que levem máscaras reservas para que façam a substituição das mesmas a cada duas horas”, informa o pró-reitor.

Além da medida citada, dentre as principais também estão: submeter-se à verificação da temperatura corporal, higienização das mãos e ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração; observar o distanciamento adequado conforme demarcação do piso; levar saco plástico transparente para armazenar as máscaras usadas;  pode-se, além da máscara, utilizar protetor facial transparente (estilo viseira), vestimentas descartáveis (macacão impermeável), luvas descartáveis (desde que tenham coloração leitosa ou semi transparente), óculos de proteção transparente e toalhas de papel para higienização.

Segundo Quillici Neto, é necessário que todos se atentem às instruções, de modo a preservar a própria saúde, como também a coletiva. Frascos de álcool em gel 70% estarão disponíveis em todas as salas de aplicação e nos locais de circulação. É possível verificar todas as instruções no “Protocolo de segurança vestibular 2020-2”, que traz medidas a serem adotadas para evitar a transmissão do vírus da Covid-19 e que pode ser acessado AQUI.

 

Concorrência

O curso de maior procura foi o de Medicina, que recebeu, neste ano, 13.657 inscrições em suas nove modalidades possíveis. O número representa 53% do total de inscritos em todo o vestibular. A ampla concorrência em Medicina é a modalidade com o maior número de inscritos, com 9.842 inscritos, possuindo 328,07 candidatos por vaga. Os cursos de Direito (1.450 inscritos), Psicologia (1.078), Odontologia (889) e Medicina Veterinária (829) completam a lista das cinco graduações com mais candidatos.

A UFU possui campi nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Uberlândia será o local com maior quantidade de candidatos realizando as provas neste final de semana, com total de 11.718 inscritos aptos a participar do certame. A relação candidato-vaga de todos os cursos e as respectivas modalidades podem ser acessadas pelos candidatos AQUI.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

• Conselho de Graduação aprova Calendário Acadêmico para ano letivo de 2021

• UFU lança protocolo de biossegurança para retorno de atividades

Palavras-chave: Vestibular da UFU vestibular 2020 Comitê de Monitoramento ao Covid-19 UFU Diretoria de Processos Seletivos UFU UFUContraOCorona

A11y