UFórum: conheça o aplicativo para apoio ao ensino e aprendizado

Desenvolvido pelo PET Sistemas de Informação do Campus Monte Carmelo, o app foi feito para esclarecer dúvidas dos estudantes da UFU

Publicado em 22/01/2021 às 14:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Tela inicial do aplicativo UFórum. (Foto: Arquivo do pesquisador)

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS MONTE CARMELO (PETSIMC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sob orientação do professor Murillo Carneiro, desenvolveu um aplicativo focado no esclarecimento de dúvidas a partir da interação entre os usuários.

A proposta do UFórum é prover um ambiente de apoio ao aprendizado, construindo uma rede de colaboração para solucionar as dúvidas dos alunos e compartilhar conhecimentos.

O app apresenta uma estrutura orientada tanto para tópicos gerais quanto para disciplinas dos cursos de graduação. As informações são armazenadas no banco de dados, permitindo que questões solucionadas em semestres anteriores sejam consultadas posteriormente.

Da esquerda para direita, Murillo Carneiro, professor orientador do projeto, Mateus Rosa, Anagê Mundim Filho e Yan Silva, estudantes desenvolvedores do app. (Foto: Arquivo pessoal)

A ideia do aplicativo surgiu das experiências dos participantes do PET em ações de prevenção à reprovação e à evasão no ensino superior. O UFórum foi criado como uma forma de auxiliar a comunidade universitária: “Vimos que muitas pessoas da UFU acessam fóruns virtuais para esclarecer suas dúvidas e que a maioria costuma tirar dúvidas com colegas em horários extraclasse”, afirma Anagê Mundim Filho, participante do PETSIMC e um dos desenvolvedores do app.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em abril de 2020 e, em dezembro do mesmo ano, já foi disponibilizado para Android. Acesse o LINK para fazer o download.

Palavras-chave: aplicativo Monte Carmelo sistemas de informação PET