Lançamento

UFU e Unesp lançam e-book em parceria

Trabalho, com acesso gratuito, tem foco na análise e discussão sobre temáticas relacionadas a recursos hídricos e bacias hidrográficas

Publicado em 12/01/2021 às 09:16 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Os professores Cláudio Antonio Di Mauro e Alan Silveira – ambos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU) – e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFU) Tatiana Silva Souza estão entre os organizadores do e-book Enfoques - recursos hídricos e bacias hidrográficas. O trabalho, de 197 páginas, também contou com a colaboração de Leonice Seolin Dias, da Editora da Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (Anap), e de Renata Ribeiro de Araújo, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Campus Presidente Prudente).

A obra reúne abordagens plurais, mas com ênfase nos recursos hídricos e nas bacias hidrográficas. Seu objetivo consiste em apresentar temáticas contemporâneas que tratam da influência, da disponibilidade, da demanda, da qualidade, da gestão e da educação ambiental acerca dos recursos hídricos.

Além disso, os capítulos do e-book também discutem os impactos, a interferência, a aplicação técnica e a auditoria em bacias hidrográficas. “Por isso, está estruturado em duas partes, sendo que a primeira trata dos recursos hídricos e a segunda abrange as bacias hidrográficas. Enfoques congrega trabalhos e textos desenvolvidos por pesquisadores de instituições brasileiras, entre elas a Unesp – Campus de Rio Claro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a própria UFU”, comenta Silveira.

Ao que Di Mauro acrescenta: “Também estabeleceu cooperação com universidades e instituições estrangeiras, entre as quais o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas/Conicet (Argentina), a Universidade Autônoma de Madrid (Espanha), a Universidade de Múrcia (Espanha), a Universidade de Newcastle (Reino Unido) e a Universidade de Varsóvia (Polônia). Os trabalhos apresentam espaços amostrais que retratam diferentes paisagens e realidades.”

Acesse a página para download gratuito do e-book, clicando na imagem abaixo:

Imagem: Reprodução

Palavras-chave: lançamento e-book Enfoques recursos hídricos Bacias hidrográficas IG UFU Unesp Anap