UFU promove live ‘Saúde Mental e Emocional: como cuidar?’

Transmissão faz parte da Campanha Janeiro Branco, que integra o Projeto Meses Coloridos, desenvolvida pela Progep

Publicado em 07/01/2021 às 10:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Live será transmitida na próxima segunda-feira (11/01), às 20h, no canal da UFU, no YouTube. (Imagem: Divulgação)

Ano novo, resoluções, promessas de mudanças e um assunto sempre atual: como cuidar da saúde mental nessa nova etapa, especialmente durante uma pandemia? Pensando nessa questão que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), promove a live “Saúde Mental e Emocional: como cuidar?”. A transmissão acontece no dia 11 de janeiro, às 20h, no CANAL DA UFU, NO YOUTUBE. Nesta entrevista, a coordenadora do Projeto Meses Coloridos, Sandra de Fátima Barcelos Correa Moura, apresenta a Campanha Janeiro Branco na UFU, desenvolvida este ano pela Progep. Confira, abaixo:

Portal Comunica - O que é a Campanha Janeiro Branco?

Sandra de Fátima Barcelos Correa Moura - A Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 em Uberlândia pelo psicólogo Leonardo Abrahão e acontece quase que exclusivamente no Brasil, embora cidades de outros países como  Estados Unidos, Japão, Portugal e regiões da África já adotem a iniciativa.  Alguns municípios brasileiros já sancionaram uma lei adotando o Janeiro Branco em seus calendários oficiais, incluindo capitais como Manaus, Maceió e Natal. O mês de janeiro foi escolhido por ser um período terapêutico e por se tratar do começo do ano, quando as pessoas estão esperançosas e focadas em mudanças. Já a cor branca alerta sobre a saúde mental e a necessidade de cuidar não só do corpo, mas também da mente, para obter equilíbrio e bem estar. Através de várias ações realizadas no mês de janeiro, a campanha busca mobilizar a sociedade sobre a saúde mental.

Portal Comunica - Por que a Campanha Janeiro Branco é importante?

Sandra - Segundo estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o Brasil tem experimentado um crescimento significativo das problemáticas relativas à saúde mental e à saúde emocional da população. Em nossa sociedade contemporânea, podemos observar altos índices de violência em domicílios, escolas, no trânsito, no trabalho. Além da violência, também podemos citar fatores como criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos da sociedade. É importante lembrar que a saúde não é somente ausência de doença, mas um completo bem estar físico, mental e social que envolve cuidados com a saúde, trabalho, lazer, cultura e a qualidade nos relacionamentos. Sendo assim, a Campanha Janeiro Branco pode envolver aspectos relacionados à saúde mental e emocional de uma forma abrangente, com envolvimento da sociedade e de profissionais de diversas áreas.

Portal Comunica - Em 2021, como a UFU vai abordar a Campanha Janeiro Branco?

Sandra - Tendo como objetivo contribuir com a Campanha, o Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (SIAPSS/Dirqs), através da Progep, realizará no dia 11 de janeiro a live “Saúde Mental e Emocional: como cuidar?”. A live tem como objetivo promover a campanha do Janeiro Branco, propondo uma atenção à saúde mental e emocional, principalmente no contexto atual, abordando também questões do isolamento social, dificuldades financeiras, o medo iminente de ficar doente e como relacionar tudo isso às questões de saúde mental pré-existentes.

Portal Comunica - Quem são os convidados para palestrar neste evento?

Sandra - A live contará com profissionais de outros setores da UFU. Teremos como convidados o professor da Faculdade de Medicina (Famed/UFU) Ricardo José Victal de Carvalho, que falará da temática “Cuidando da Saúde mental e emocional”; e a psicóloga da Divisão de Saúde do Estudante (Disau/UFU) Maria Amélia Chamma Maximiano, que  abordará o assunto “Como lidar com as emoções”. Além disso, teremos como mediadoras as psicólogas do SIAPSS, Maria Carolina Buiatti Amaral e Silva e Vanessa Aparecida de Oliveira.

Na UFU, além da iniciativa da Progep, acontecem também as ações da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) direcionadas aos estudantes da universidade, tais como palestras e oficinas on-line.

Palavras-chave: janeiro branco saúde mental Progep Live