Andifes lança campanha para incentivar a vacinação contra a Covid-19 no Brasil

‘Conhecimento e Cidadania: Juntos pela Vacina’ tem participação de 69 universidades federais

Publicado em 18/02/2021 às 18:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes lança hoje (18) a campanha nacional ‘Conhecimento e Cidadania: Juntos pela Vacina’, com a participação das 69 universidades federais brasileiras. Criada e coordenada pelo Cogecom (Colégio de Gestores de Comunicação), a iniciativa pretende chamar a atenção dos brasileiros para a adesão à campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. A campanha está sendo iniciada com a disponibilização de um tema para as fotos de perfis das redes sociais por meio do Facebook.

“Queremos, com essa campanha, mostrar a importância da vacina e a responsabilidade social de todos ao buscarem a imunização. Embora se vacinar pareça um ato pessoal, a vacinação só irá diminuir os impactos do Coronavírus se for pensada de forma coletiva. Por isso a importância de uma campanha nacional e contínua”, explica Edward Madureira (UFG), presidente da Andifes.

Com essa campanha, a Andifes pretende conscientizar os brasileiros que, ao se vacinar, além de se proteger contra a Covid-19, o cidadão está contribuindo para dois importantes reflexos na coletividade:

- Desafogar o sistema de saúde sobrecarregado, garantindo que não faltem vagas para aqueles brasileiros que não podem ser imunizados, caso de gestantes, por exemplo;

- Reduzir a capacidade de disseminação da doença.

De acordo com a coordenadora do Cogecom, Rose Mara Pinheiro (UFMS), a campanha será permanente e trará peças em vários formatos e linguagens. “As universidades federais não ficaram paradas quando o isolamento social começou e continuarão contribuindo para o fim dessa pandemia com seus laboratórios, campus, servidores, cientistas, técnicos e, claro, levando a informação correta e segura sobre a importância da vacinação, um ato de cuidado coletivo”, afirma.

Palavras-chave: Andifes vacina campanha COVID-19 coronavírus