Pular para o conteúdo principal
Aniversário

Campus Monte Carmelo, uma década de muitas histórias

Conheça um pouco da história e dos projetos desta unidade da UFU que está completando 10 anos neste mês de fevereiro e torna real o sonho de muitos estudantes

Publicado em 25/02/2021 às 15:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Foto: Arquivo pessoal

Sabe aqueles registros feitos em momentos de celebração? Então, este acima mostra a descontração da primeira turma do curso de Agronomia diplomada pelo Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Era 2016 e os estudantes comemoravam a conclusão dos cinco anos do período de graduação. A Jéssica Oliveira - esta que está em pé, à esquerda, estendendo o chapéu - ainda guarda na memória um número especial: "Ingressei na universidade em 2011 e minha matrícula era a 31111AGR012." 

Moradora de Monte Carmelo, ela enxergou no novo campus da UFU a oportunidade de cursar a tão sonhada graduação em uma universidade federal. “Quando estava no Ensino Médio, participei dos movimentos que apoiavam a vinda da UFU para a nossa cidade. Escolhi esse campus porque sabia que seria um grande marco para o município e os estudantes. Tenho muito orgulho de dizer que fui uma das alunas pioneiras desse curso”, ressalta Jéssica.

A egressa enaltece o tamanho da conquista representada pela implantação da unidade. ”Esse campus torna real o sonho de muitos estudantes, promove o ensino, a pesquisa e a extensão. Acredito, ainda, que ele mudou a história de Monte Carmelo, trazendo empregos, oportunidades, crescimento, ganhos diretos e indiretos na economia da cidade”, enumera.

Foto: Arquivo pessoal

E a vida acadêmica da Jéssica não se restringiu ao ensino. "O curso de Agronomia foi fundamental para a profissional que me tornei hoje. A UFU permitiu que eu recebesse ensino de qualidade com professores renomados, aulas práticas e muito conhecimento. Desenvolvemos projetos de extensão, juntamente com produtores rurais, levando conhecimento e aprendendo ensinamentos práticos que são essenciais na nossa profissão. E, principalmente, tive oportunidade de desenvolver pesquisas no Campus Monte Carmelo por quase três anos da minha graduação, projetos estes que foram fundamentais na minha profissão. Foi por conta dessas experiências que decidi seguir a carreira de professora universitária e, já na graduação, consegui fazer publicações e participar de eventos como seminários, palestras e congressos nacionais. As pesquisas que desenvolvi nessa fase foram essenciais para o ingresso no mestrado e, em breve, no doutorado. Além disso, auxiliam bastante na profissão que exerço com tanto amor e dedicação”, comemora ela, que é professora universitária desde 2017.

A primeira turma de Agronomia fez o curso em um momento no qual a sede do campus ainda não havia sido concluída. As aulas aconteciam em espaços cedidos pelo Sesi. Os laboratórios eram improvisados. “Os professores sempre faziam parcerias para que tivéssemos ensino e aulas práticas de qualidade. O campus, no início, tinha suas dificuldades com sala, laboratórios e espaços físicos, porém foi sempre crescendo e melhorando, dia após dia. Hoje, tornou-se um dos campi mais equipados e bonitos da UFU”, opina Jéssica Oliveira.

 

Um pouco sobre o campus

A Unidade Araras, como o Campus Monte Carmelo é denominado carinhosamente pela comunidade universitária local, completa dez anos neste mês de fevereiro de 2021. Está situada em uma área de 24,2 hectares e se consolida, a cada ano, com infraestrutura necessária para oferecer ensino, pesquisa e extensão de excelência.  De acordo com o professor Bruno Sérgio Vieira, assessor administrativo da Reitoria, “essa melhoria na infraestrutura, nos últimos anos, permitiu a criação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais”. Ao longo desta primeira década de história, já passaram pelo campus aproximamente 2.200 estudantes, vindos de diversas partes do país.

Ao centro, Bruno Sérgio Vieira, assessor administrativo da Reitoria

No início, o campus abrigava três cursos de graduação: Agronomia, Sistemas de Informação e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Hoje, são cinco cursos de graduação, em duas grandes áreas do conhecimento. Na área de Ciências Exatas e da Terra estão os cursos de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistemas de Informação e Geologia; na de Ciências Agrárias, os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. “Essas áreas são estratégicas para o desenvolvimento regional, tendo em vista os grandes empreendimentos nos setores agrícola, industrial e de mineração na região de Monte Carmelo, que demandam constantemente profissionais qualificados e pesquisas estratégicas”, ressalta Bruno Vieira.

 

Uma história construída por muitas mãos

Era fevereiro de 2011 quando o professor  Edmar  Melo, lotado no Instituto de Química, ao lado de outros 11 professores ingressaram na Unidade Araras.  O desafio do grupo era contribuir com a implementação primeiros cursos: “Éramos 12 professores, sendo a maioria de disciplinas do módulo básico dos cursos inicialmente implementados no campus”. As atividades, de acordo com Melo, “começaram no prédio da unidade do Sesi, pertencente ao sistema Fiemg, onde foram adaptadas salas para docentes, alguns laboratórios e três salas de aulas para acomodar as primeiras turmas”.

Ao constatar o cenário atual, o docente celebra as transformações pelas quais o campus passou nestes dez anos de história: “A evolução foi tanto em instalações físicas, onde hoje nós temos o prédio do Sesi onde iniciamos, com alguns laboratórios dos dois últimos cursos que foram implementados; temos o bloco 1AMC, que possui alguns espaços administrativos, biblioteca setorial, salas de aulas, vila digital, uma cantina terceirizada e salas de docentes, além de outro bloco com mais salas de aulas e laboratórios didáticos”, cita. 

Professor Edmar Melo, à esquerda da imagem. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com Melo, que é de Monte Carmelo, essas demandas foram surgindo, devido ao número de alunos e atividades acadêmicas que foram surgindo e a cada grupo de servidores que foram ingressando na instituição, ao longo do tempo. Ele ressalta, ainda, o esforço da população e das administrações do município, além de cada equipe que esteve à frente da gestão da UFU nesses 10 anos. “Aproveito para agradecer a toda equipe de gestão e administrativa da UFU e dos reitores Alfredo Júlio, Elmiro Santos Resende e Valder Steffen, além de servidores que não mediram esforços para estarmos aqui nesses 10 anos de campus. Essa evolução é mérito de todos”, resume.

Finalizando, o docente comenta que o ganho para a região com a implementação da UFU em Monte Carmelo é imensurável, tanto no que tange ao aspecto econômico quanto por conta da possibilidade de carmelitanos e moradores dos municípios vizinhos cursarem uma graduação em uma instituição pública, gratuita e de qualidade sem a necessidade de se mudar: "Os cursos aqui implementados são de excelência UFU e proporcionam um perfil de formação que possibilita os egressos a encaminhar de forma autônoma o seu futuro profissional e pessoal.”

Recém-empossado para o segundo mandato à frente da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen também deixa a sua mensagem ao campus aniversariante: "É com muita alegria que estamos celebrando os dez anos da unidade da UFU em Monte Carmelo. Atualmente, nosso campus encontra-se bem estruturado, apesar das dificuldades ainda existentes. A par destas, o Campus Monte Carmelo se consolidou no ensino, na pesquisa e na extensão e contribui sobremaneira para o desenvolvimento da cidade e da região. Além disso, a comunidade universitária tem muitos sonhos de crescimento e novas conquistas. Parabéns por esta primeira década!"

 

Extensão

Desde o início de suas atividades, o campus já teve cadastradas 487 ações extensionistas, sendo: duas publicações, 183 projetos, 87 cursos, 189 eventos, 10 prestações de serviço e 16 programas. “Entre os benefícios das ações extensionistas, cita-se a troca de conhecimentos entre a comunidade e a universidade, que favorece tanto a formação do aluno envolvido, quanto a sociedade que participa da ação. Além disso, várias bolsas de extensão foram disponibilizadas, ao longo desse período”, afirma Bruno Vieira. O assessor da Reitoria acrescenta: “Pela adesão dos membros da sociedade e o envolvimento da comunidade universitária, pôde-se perceber que a UFU - Campus Monte Carmelo tem se destacado na realização das ações de extensão."

 

Pesquisa

Vieira apresenta os dados recentes em relação à pesquisa: "Nosso campus tem implementado, anualmente,  34 bolsas de Pibic (bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da Fapemig) ou Pibit (Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), todas em projetos relacionados aos cinco cursos de graduação que oferecemos; além de  31 projetos de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (Pivic)."

Foto: Arquivo pessoal

“Quanto ao Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais, que iniciou suas atividades em 2019, contamos com diversas pesquisas inovadoras relacionadas às linhas de pesquisas 'Desenvolvimento e aplicações de métodos em informações geoespaciais' e 'Sistemas integrados de produção vegetal'. Por sinal, as três primeiras dissertações já foram apresentadas em dezembro de 2020”, revela o assessor administrativo.

 

Informações do município

Foto: Arquivo da Diretoria de Comunicação Social da UFU/Milton Santos

É no bioma Cerrado e na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba que está inserida a Unidade Araras. Situa-se na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais. Segundo o IBGE, em 2016, a população total do município correspondia a 48.096 habitantes e área de 1.347,79 km², com densidade demográfica de 31,5 habitantes/km². Monte Carmelo situa-se a 455 Km de Brasília, 631 km de São Paulo, 503 km de Belo Horizonte, 107 km de Uberlândia, 148 km de Uberaba, 95 km de Araguari, 85 km de Patrocínio e 166 km de Patos de Minas. Seu acesso pode ser realizado por meio de quatro rodovias: MG-223, MG-190, BR-365, BR-352.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Campus Monte Carmelo Uma década Monte Carmelo

A11y