Leia Cientistas

Covid-19 em Uberlândia: médias móveis de casos, óbitos e internados

Trabalho traz a atualização dos gráficos

Publicado em 24/02/2021 às 13:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Levantamento tem como base os dados divulgados nos Boletins Epidemiológicos da prefeitura de Uberlândia (foto: Pedro Guerreiro/Fotos Públicas)

Em meados do ano passado, divulgamos no portal Comunica UFU os gráficos das médias móveis de casos e óbitos causados pela Covid-19 em Uberlândia (Comunica UFU - COVID-19 UDI, 08/2020), desde a chegada dos primeiros casos até o dia 11 de agosto, com base nos dados divulgados nos Boletins Epidemiológicos da prefeitura. Apresentamos, agora, uma atualização dos gráficos e incluímos um novo, com as médias móveis (também de sete dias) das internações nos hospitais da cidade, com dados até o dia 23/02/2021.

Assim como na divulgação anterior, a partir do dia 04/08/2020 foram computados apenas os resultados confirmados por RT-PCR no gráfico da média móvel de casos de Covid-19, pois, de maneira simplificada, retratam os casos em que a transmissão do SARS-CoV-2 pode ocorrer. Depois das comemorações do Natal e do Réveillon, observamos que os valores da média móvel de casos aumentaram consideravelmente (veja o gráfico abaixo), acima dos picos observados no ano passado. Ainda que tenha sido observada leve redução no início deste mês, os valores da média móvel têm se mostrado estável nos últimos dias, em cerca de 370 casos/dia.

Desde os primeiros dias de fevereiro deste ano, os valores da média móvel de internados atingiram o maior pico desde a chegada da Covid-19 a Uberlândia. Bastante alarmante é que os dados mostram tendência do aumento do número de internados (gráfico abaixo), com mais de 600 pacientes internados nos últimos dias e, mesmo com a disponibilização de mais leitos pela prefeitura, as taxas de ocupação estão elevadas, com quase todos os leitos ocupados nos últimos dias.

Com relação aos óbitos, os valores da média móvel (gráfico a seguir), no entanto, não têm mostrado a mesma estabilidade dos valores de casos/dia e vêm aumentando consideravelmente desde meados de janeiro. Com a divulgação do falecimento de 15 pessoas em 23/02/2021, a média móvel atingiu o valor de 13,4 mortes/dia e o município atingiu a marca de 1.000 mortes acumuladas por Covid-19. Este valor da média móvel é quase o dobro do máximo valor atingido no pico de óbitos do ano passado, em agosto/setembro. Muito preocupante é que os dados ainda mostram tendência de aumento dos óbitos/dia, principalmente pelo número cada vez mais elevado de pacientes internados.

Diante do cenário alarmante em que estamos vivendo, o Núcleo Estratégico do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 deliberou sobre uma nova fase restritiva a partir de 20/02. Além disso, a prefeitura decretou toque de recolher entre 20h e 5h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em qualquer horário a partir de 23/02/2021. As restrições têm como objetivo diminuir o número de casos de Covid-19, o que levaria à diminuição do número de internados e óbitos, assim como evitaria o colapso do sistema de saúde do município, ainda mais tendo em vista de que a vacinação contra a Covid-19, no âmbito nacional, anda a passos lentos e a imunização de parcela considerável da população deverá demorar.

*Jonny Yokosawa – docente do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas

**Mayara Garcia Polli – doutoranda do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas/UFU

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas COVID-19 coronavírus pesquisa Divulgação Científica Números