Pular para o conteúdo principal
Evento

I Workshop de procedimentos em Heteroidentificação acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro; veja como participar

Evento promove diálogo que defende as políticas de ações afirmativas para pessoas Pretas, Pardas e Indígenas (PPI) no Ensino Superior

Publicado em 05/02/2021 às 17:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

 

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - por meio da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) - promove o I Workshop em Procedimentos em Heteroidentificação, que será transmitido de forma remota e ao vivo, nos dias 9 e 10 de fevereiro, com o início às 14h e 19h, respectivamente. 

O evento é destinado a todas as pessoas atuantes e interessadas nos procedimentos de heteroidentificação, que diz respeito ao modo como as pessoas são socialmente identificadas em relação aos grupos raciais. De acordo com a DIEPAFRO e o NEAB, o conhecimento aprofundado e a troca de experiências são essenciais para defender as políticas de ações afirmativas para pessoas PPI no Ensino Superior.

O debate conta com a presença de convidados experientes nos processos de Heteroidentificação no Brasil: Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG), Debora Cristina Jeffrey (UNICAMP), Adilson Pereira dos Santos (UFOP) e Iraneide Soares da Silva (UESPI). 

Para participar do evento, não é necessário realizar a inscrição, basta acessar o CANAL NEAB UFU no Youtube. Durante a transmissão, será divulgado o link para a emissão de certificado de participação.

 

Programação: 

MESA-REDONDA 1

09/02/2021: Comissões de Heteroidentificação: contextos e vivências

Palestrantes: Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG) e Debora Cristina Jeffrey (UNICAMP)

Mediadora: Jane Maria dos Santos Reis (UFU)

 

MESA-REDONDA 2

10/02/2021: Comissões de Heteroidentificação: metodologias e procedimentos

Palestrantes: Adilson Pereira dos Santos (UFOP) e Iraneide Soares da Silva (UESPI)

Mediadora: Camilla Soueneta Nascimento Nganga (UFU)

 

Imagens: Divulgação Neab e Diepafro

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: heteroidentificação Neab Diepafro

A11y